Yamaha RSio64-D

Yamaha RSio64-D

Redacção

O RSio64-D é um interface áudio que pode converter formatos entre Dante e Mini-YGDAI até 64 inputs e 64 outputs.

O RSio64-D, a novidade mais recente na série R, é um interface áudio que pode converter formatos entre Dante e Mini-YGDAI até 64 inputs e 64 outputs. Oferece igualmente capacidade flexível de routing. Quatro entradas para cartão Mini-YGDAI permitem a utilização de cartões para uma grande variedade de formatos de entrada e saída, assim como funcionalidades de processamento, numa ligação a uma rede Dante para som ao vivo, emissão, gravação, pós-produção e outras aplicações. O RSio64-D também suporta configuração remota a partir das consolas das séries CL e QL.

Cartões Mini-YGDAI oferecem uma variedade de opções de entrada/saída e de processamento. Mais de 30 tipos de cartão Mini-YGDAI podem ser utilizados com o RSio64-D. Não só cartões para entrada/saída que gerem formatos como AES/EBU ou ADAT, mas também cartões de processamento que oferecem capacidades tais como a de processamento Lake ou mistura automática Dan Dugan, entre outras.

Sete predefinições genéricas de routing, incluindo routing entre cartões Mini-YGDAI. Para tornar o RSio64-D ainda mais conveniente e fácil de utilizar enquanto router e conversor de formatos, vêm integradas no equipamento predefinições para sete padrões básicos de routing, incluindo routing entre cartões Mini-YGDAI. Um interruptor no painel frontal permite a escolha direta de routing um-para-um Dante/Mini-YGDAI, routing múltiplo Mini-YGDAI/Mini-YGDAI e outras opções concebidas para servir uma grande variedade de aplicações. Também vem incluída uma configuração de utilizador programável.

Suporta matrix patching a partir de um R Remote V3 ou de uma consola das séries CL/QL. Utilização com aplicações de software R Remote ou com consolas das séries CL ou QL, suporta matrix patching para que possa ser configurado um routing mais complexo, caso seja necessário.

SRC’s para todas as entradas Mini-YGDAI. Sincronização temporizada é um problema quando se faz a ligação entre diferentes formatos áudio. Cada entrada de Mini-YGDAI inclui um Sample Rate Converter (SRC) para que dispositivos a operar segundo diferentes tempos possam ser ligados entre si sem ruídos indesejados ou interrupções de sinal.

Suporta redundância Dante. A confiança neste sistema é de primeira ordem graças ao suporte total de Dante para redes redundantes primária e secundária, o que é essencial para ter uma infraestrutura sólida e sem interrupções. O desligar ocasional de um cabo ou falha de um interruptor de ligação de rede não irá prejudicar a operacionalidade da rede ou interromper o sinal áudio. Em casos em que a redundância não seja um requisito, as portas primária e secundária podem ser ligadas para uma simples e rápida ligação em cadeia.

rsio64-d_front02

 

Padrões de Routing. O RSio64-D inclui sete padrões de routing de áudio predefinidos para as entradas e rede Dante. Um interruptor no painel frontal permite a escolha direta de routing um-para-um Dante/Mini-YGDAI, routing múltiplo Mini-YGDAI/Mini-YGDAI e outras opções concebidas para servir uma grande variedade de aplicações.

PADRÃO 1: Ligação de um-para-um entre Dante e as várias entradas
Este é o mais simples dos padrões de routing, com a rede Dante e os canais de entradas ligados um-para-um para uma conversão direta Dante/Mini-YGDAI. Isto pode ser útil para uma variedade de situações, tal como a ligação entre sinal Dante e um amplificador digital AES/EBU, convertendo um sinal Dante para o formato AVIOM para obter um Sistema pessoal de monitorização, ligando a entrada AES/EBU a uma rede Dante, e muito mais. Outra possibilidade consiste na instalação de um cartão MY8-LAKE para proporcionar processamento Lake com entrada e saída Dante.

PADRÃO 2: Input da Entrada 1 distribuída pelas Entrada 2~4
Para além da conversão de cartão Mini-YGDAI para Dante, este padrão funciona também como separador de sinais áudio para cartões Mini-YGDAI e pode ser utilizado para a conversão entre outros formatos. Por exemplo, se um cartão MY16-AE AES/EBU for instalado na Entrada 1 e cartões ADAT ou EtherSound forem instalados nas Entradas 2 a 4, o input AES/EBU pode ser simultaneamente convertido para o formato Dante, assim como para os formatos ADAT e/ou EtherSound, até três formatos diferentes de saída. Com este padrão de routing o input às Entradas 2 a 4 também pode ser convertido em formato Dante.

PADRÃO 3: Input da Entrada 1 para a 2 / Input da Entrada 3 para a 4
Esta é uma versão 2 x 32* canais do Padrão 2, apresentado acima. Por exemplo, com um cartão MY16-ES64 EtherSound na Entrada 1, um cartão de expansão MY16-EX I/O na Entrada 3, e cartões MY16-AE AES/EBU nas Entradas 2 e 4, é possível converter 32* canais de input EtherSound para Dante enquanto, simultaneamente, se converte e distribui para output AES/EBU. Se utilizar duas unidades RSio64-D, com cartões MY16-EX nas Entradas 1 e 3 e cartões MY16-AE nas Entradas 2 e 4 da segunda unidade, é possível converter simultaneamente 64* canais EtherSound para Dante e AES/EBU.
* A 48/44.1 kHz.

PADRÃO 4: Entradas 1 e 2 em simultâneo / Entradas 3 e 4 em simultâneo
Este padrão fornece uma conversão bidirecional entre as Entradas 1 e 2 e entre as Entradas 3 e 4. Neste caso, se instalar um cartão MY16-AT ADAT na Entrada 1 e um cartão MY16-AE AES/EBU for instalado na Entrada 2, por exemplo, é possível converter bidirecionalmente entre ADAT e AES/EBU enquanto simultaneamente se converte de ADAT e AES/EBU para o formato Dante. As Entradas 3 e 4 são configuradas da mesma forma que as Entradas 1 e 2. Um cartão MY8-LAKE pode ser instalado para proporcionar processamento Lake com possibilidade de escolha entre formatos de entrada e saída.

PADRÃO 5: Inputs 1~16* Dante distribuídos por todas as Entradas
Este padrão de routing distribui os canais 1 a 16* Dante a todas as Entradas Mini-YGDAI. Se o mesmo tipo de cartão for instalado nas quatro Entradas o sistema funciona como um simples separador de áudio, enquanto que se instalar diferentes cartões é possível converter e separar o áudio em simultâneo. O facto de apenas precisar de ligar 16* canais Dante também pode ser vantajoso. Este padrão de routing também converte inputs às quatro entradas para o formato Dante.
* A 48/44.1 kHz.

PADRÃO 6: Inputs 1~16* Dante para as Entradas 1 e 2 / Inputs 17~32* Dante para as Entradas 3 e 4
Este padrão de routing permite aos inputs Dante de 1 a 32* canais serem convertidos em outputs de dois formatos diferentes. Por exemplo, os inputs Dante de 1 a 16* canais podem ser convertidos para o formato AES/EBU através da Entrada 1 e o formato ADAT através da Entrada 2. Ao mesmo tempo, os inputs Dante de 17 a 32* canais podem ser convertidos para o formato AES/EBU através da Entrada 3 e para o formato ADAT através da Entrada 4. Este padrão de routing também converte inputs às quatro entradas para o formato Dante.
* A 48/44.1 kHz.

PADRÃO 7: Canais 1~32* Dante e Entradas 1 e 2 de um-para-um / Entradas 3 e 4 em simultâneo
Esta é uma combinação dos Padrões 1 e 3, acima apresentados, proporcionando quer uma simples conversão direta, quer uma ligação em simultâneo entre Entradas.
* A 48/44.1 kHz.

EGITANA