Zakk Wylde vai lançar primeiro método instrutivo em vídeo

Timóteo Azevedo

Zakk Wylde prepara-se para lançar a sua primeira colecção de vídeos instrutivos em DVD, numa edição de 6 discos recheados lições e explicações feitas pelo próprio guitarrista. A Zakk Wylde Signature Edition Guitar Apprentice reúne vários temas do músico, distribuídos e mostrados em 15 níveis de dificuldade crescente até chegar à execução total do tema, solos incluídos.

A colecção foi gravada no espaço dos Black Vatican, os estúdios de Wylde em Los Angeles [E.U.A.]. Os conteúdos passam por assuntos como padrões de ritmo com a assinatura do guitarrista, explicação de timbres e equipamento, visitas guiadas aos Black Vatican e entrevistas exclusivas.

Os vídeos foram produzidos pela Guitar Apprentice, uma empresa que oposta numa forma mais interactiva de aprendizagem da guitarra. O processo passa por pegar num tema conhecido e dividi-lo em 15 níveis diferentes de dificuldade, começando apenas com alguns acordes nos primeiros passos até à execução exacta dos solos e ritmos mais complexos. O utilizador pode trabalhar e ensaiar ao seu próprio ritmo, sempre com acompanhamento de uma banda completa. Também tem um auxiliar visual que mostra exactamente o que tocar e quando o fazer, a uma velocidade definível pelo utilizador.

“É a ferramenta mais completa e abrangente que vais encontrar”, declarou Zakk Wylde. “Quis certificar-me de que quem quer que esteja a aprender guitarra comigo compreendesse o que é preciso para tocar num palco em frente de milhares ou na sua própria cave. Gostava que houvesse isto quanto eu comecei a tocar. E isto não é nenhum jogo de vídeo.”

Numa entrevista à Music Radar sobre os vídeos de instrução, Wylde comentou sobre o seu papel enquanto professor. “Quando na altura estava a ensinar guitarra, antes de conseguir o gig com Ozzy, sempre gostei de o fazer. Aparecia-te o estudante prémio que ferra os dentes no assunto e realmente pratica e aprende a linguagem. É porreiro quando alguém faz o esforço para compreender. Algumas pessoas percebem-no naturalmente, e para outras pessoas é difícil.”

A Zakk Wylde Signature Edition Guitar Apprentice começará a ser exclusivamente distribuída pela Guitar Center a partir do dia 1 de Outubro, passando a estar disponível mundialmente no mês seguinte, a 1 de Novembro. A versão exclusiva da Guitar Center tem um bónus com 60 minutos de imagens de concertos e entrevistas, onde se incluem um concerto e entrevistas inéditos realizados numa prisão do Reino Unido. Também há uma conversa com Wylde sobre a substituição de Randy Rhoads e a história da primeira guitarra de Zakk, entre outros extras.

EGITANA