Josh Freese foi dispensado dos Foo Fighters

16/05/2025

Num anúncio inesperado nas redes sociais apanhou muitos fãs de surpresa, o baterista Josh Freese revelou foi despedido dos Foo Fighters.

Em tom mais ou menos cómico, Josh Freese anunciou nas redes sociais o fim de uma colaboração breve, mas significativa, com a icónica banda de rock liderada por Dave Grohl.

Josh Freese, que integrou o grupo em Maio de 2023, foi uma peça fundamental na transição da banda após a trágica morte de Taylor Hawkins, em Março de 2022. Embora não tenha participado nas gravações do álbum “But Here We Are” (2023), onde foi o próprio Grohl a assumir a bateria, Josh esteve presente em toda a digressão que se seguiu, desempenhando um papel crucial na recuperação do espírito dos Foo Fighters.

Num comunicado partilhado no Instagram, o baterista de 51 anos afirmou ter sido informado da decisão na noite de segunda-feira (12 de maio), sem que lhe fosse apresentada qualquer justificação. «Os Foo Fighters ligaram-me na segunda à noite para dizer que decidiram ‘seguir numa direção diferente com o seu baterista’. Não me deram qualquer motivo», escreveu Freese, acrescentando que ficou «chocado e desiludido», embora não estivesse zangado.

 

Com quatro décadas de experiência no mundo da música, Josh Freese é um dos bateristas mais respeitados e versáteis da indústria. Tocou com bandas e artistas como Nine Inch Nails, A Perfect Circle, The Vandals, Devo, Guns N’ Roses, Sting e Paramore, entre muitos outros.

Sem concertos realizados até agora em 2025, os Foo Fighters anunciaram recentemente o seu primeiro espetáculo do ano, agendado para Outubro, no Grande Prémio de Fórmula 1 de Singapura. Até lá, espera-se que a banda anuncie um novo baterista para preencher a vaga deixada por Freese.