alt-J, Os Três Reis Magos

alt-J, Os Três Reis Magos

2018-01-06, Altice Arena
António Maurício
7
  • 8
  • 7
  • 7
  • 6

Joe Newman, Thom Sonny Green e Gus Unger-Hamilton dispensaram o ouro, o incenso e a mirra neste Dia de Reis e trouxeram a guitarra, o teclado e a bateria. A Altice Arena exibiu-se longe de lotada para um concerto comandado pelas músicas do álbum “An Awesome Wave”.

Depois de uma presença no palco principal do NOS Alive 2017, os alt-J voltaram precisamente 6 meses depois para um concerto em nome próprio na Altice Arena. Após o espectáculo de abertura, cortesia de Marika Hackman, os balcões estavam longe de lotados, no entanto, o público presente na plateia já se organizava até à régie. Seria de esperar uma exibição à volta do mais recente álbum “RELAXER” (Review aqui), no entanto, o plano do trio não foi esse.

[carrega na foto para ver a galeria]

Os britânicos concentraram maioritariamente as suas habilidades musicais em faixas de “An Awesome Wave”, o disco editado em 2012, e apresentaram apenas quatro faixas do novo álbum. O público recebeu esta escolha de braços abertos e “Matilda” foi sem dúvida o grande ponto alto da noite, dado que o público presente fez o favor de substituir Joe Newman e cantar (bem alto) o refrão. Por outro lado, faixas de “This is All Yours” (Review aqui) como “Nara” ou “Every Other Freckle” aqueceram identicamente a noite na Altice Arena num concerto que se revelou seguro e bem planeado. O pouco que se ouviu de “RELAXER” foi o suficiente – as faixas com mais idade continuam a estar patamares acima em termos de melodias e refrões cativantes.

A atitude serena e pacata coincide com a sonoridade indie pop apresentada

Em palco, os alt-J expressam calma e profissionalismo, a atitude serena e pacata coincide com a sonoridade indie pop apresentada. Separados entre si por barras iluminadas na vertical, cada um exerce a sua função sem muita comoção. Muita concentração na música e pouca conversa (a interação com o público limitou-se às cortesias e ao lançamento de um t-shirt). Destaque ainda para o trabalho de luzes que acompanhou freneticamente a instrumentalização desde o início ao fim. Era impossível ficar indiferente às cores que se iluminavam e modificavam de acordo com o ritmo das músicas, factor que estimulou suficientemente a performance.

O encore, embora previsível, é sempre bem-vindo. “Intro (An Awesome Wave)”, “3WW” e “Brezeblocks” foram, respectivamente, as melodias que encerraram um concerto onde as músicas mais populares e aclamadas marcaram presença. Embora os alt-J não entrem no clube de bandas que expressam, de forma cativante e inesperada, a sua música ao vivo, não existem dúvidas de que a rotina está afinada e bem pautada.

SETLIST

  • Pleader
    Fitzpleasure
    Nara
    Something Good
    The Gospel of John Hurt
    In Cold Blood
    ❦ (Ripe & Ruin)
    Tessellate
    Every Other Freckle
    Hunger of the Pine
    Deadcrush
    Bloodflood
    Matilda
    Dissolve Me
    Left Hand Free
    Taro
  • Intro (An Awesome Wave)
    3WW
    Breezeblocks