Colosso @ VOA 2017

Colosso @ VOA 2017

2017-08-05, Quinta da Marialva, Corroios
Nero
7
  • 8
  • 7
  • 6

Coesão e breakdowns sob um sol arrasador.

O death metal da banda nortenha possui a densidade corpórea de muitas outras bandas dentro do djent, mas a brutalidade pendular da secção rítmica destaca-se daquilo que tantas vezes sucede nesse formato.

Com “Obnoxious”, o seu segundo álbum (de 2016, celebra um ano em Setembro), no centro da setlist, a banda mostrou boa coesão na luta que travou contra um som oscilante, com desequilíbrios na mistura que surgiam amiúde. Reflexo, quiçá, do recurso abusivo a samples, afinal, num set tão curto, não se sentiu a necessidade da descompressão que os momentos de maior exploração atmosférica permitem. Contudo, percebe-se a intenção, afinal, um palco com as condições que o Mainstage do VOA, teoricamente, oferecia parecia reunir a possibilidade de não mutilar os temas.

O concerto transmitiu a sensação de que o processo de simplificação sonora que a banda encetou em “Obnoxious”, em comparação com o primeiro álbum, foi uma escolha acertada – havendo agora maior amplitude no som da banda. Com dinâmica e bastante groove nos breakdowns, a próxima tarefa dos Colosso será desenvolver riffs com maior vitalidade, através daquela dupla temível de Jackson X (de 8 cordas), que vão além do revestimento de peso às estruturas.