Quantcast
8

Digamma

Guidance

N/A

Ines barrau

Os Digamma são uma banda algarvia formada em meados de 2000, mas só agora, no final do passado ano, o quinteto decidiu gravar o seu primeiro disco de estreia. É sempre positivo partir da consideração que uma banda esteve a maturar o seu trabalho ao invés de publicar logo a sua “infância”, as suas demos.

Assim nos chega “Guidance”. Com edição de autor e um artwork extremamente bem executado, este trabalho anda algures entre um rock de fusão com uma pitada de algumas sonoridades de hardcore e metal, demonstrando uma estável e bem conseguida composição, destacando-se obviamente por conseguirem criar um som próprio,  e que não se prende a algo já posteriormente feito. O invólucro mesclado do 13 temas chega aos seus pontos altos em “Laivos de Mim” e ” Ódio Liberta a Razão”, os dois únicos temas cantados totalmente na língua de Camões, com arranjos simples, mas musculados e onde se sente um som ligeiramente mais directo e “radio friendly”.

Na panóplia de influências que o grupo aplica também há espaço para composturas mais directas como “Plastic Sun” em que os instrumentos, nomeadamente os teclados, são utilizados de forma inteligente e não maçadora, criando harmoniosos ambientes, não só neste tema, mas ao longo de variados momentos.

Além disso os momentos mais inspirados em sonoridades de maior peso estão muito bem executados (como é o caso de “Into the Masquerade”) , ressaltando o objectivo do disco, singrar pela originalidade com um vistoso instrumental e alternações vocais entre o melódico e as letras em jeito de desabafo.

São sem  dúvida um projecto a manter debaixo de olho devido à sua modernidade, e meus senhores contemporaneidade sonora é o que se mais precisa neste pequeno globo que é o planeta terra, para não se cair em repetições.