7.5

First Class Tragedy

Reaching Hope [EP]

N/A

Ines barrau

Oriundos de Leiria, os First Class Tragedy praticam um hardcore musculado e energético, com algumas influências consequentes do metalcore. Neste EP “Reaching Hope” o grupo apresenta 4 temas (sem contar com a introdução) bastante bem estruturados, cheios de energia afirmativa e objectivos na sua função, mas mais importante conseguem-se afastar dos vários clichés já bastante criados e espremidos dentro das sonoridades praticadas, conseguindo criar uma personalidade própria e fidedigna.

A abrir o cardápio temos a malha “With Our Eyes Closed”, que conta com a colaboração vocal de Fábio Batista dos setubalenses Hills Have Eyes, que na sua primeira audição vêm logo confirmar o que foi dito acima, uma precisão apurada quanto baste e noção rítmica e técnica boa, que no futuro pode muito bem melhorar em alguns aspectos, nomeadamente criar mais diferenciação entre os temas, que não chegam a cansar o ouvinte, mas em certas passagens fica-se com a sensação de que já ouvimos “certo” pormenor na faixa anterior.

Isto já não acontece, por exemplo, com “The Medicine”, que fecha o álbum com um refrão repleto de ódio, mas ao mesmo tempo orelhudo, em que se destaca uma passagem pelo lado mais ambiente/atmosférico da composição, a meu ver sem dúvida um ponto forte neste trabalho.

Destaque ainda para o extremamente bem conseguido artwork da capa, de autoria de André Fernandes Trindade, que pinta ao primeiro contacto a mensagem de esperança/positiva que o quarteto pretende transmitir neste curta-duração.