Quantcast
Horisont: suor, rock e glória!

Horisont: suor, rock e glória!

2014-02-21, Stairway Club, Cascais
Nero
9
  • 10
  • 9
  • 9
  • 8

Lótus, Rock N’ Shots, Stairway Club… Pode, ciclicamente, mudar o nome da “cave” no centro de Cascais, mas a pequena sala continua com uma mística intangível.

Naturalmente que a mística de um espaço é erigida através de uma boa dose da mesma nos concertos que o visitam e o Stairway Club pode juntar mais uma noite lendárias à sua colecção, depois do furacão de suor, falsetes, grandes solos de guitarra e glória emanada pelo retro rock dos Horisont. Pensar num crossover entre Dio e Led Zeppelin, por exemplo, eleva imenso o grau de exigência em relação ao calibre dos músicos. Os Horisont são um baterista capaz de bater com força e de excelente dinâmica como é Pontus Jordan, a virtuosa capacidade de groove e tecnicismo em aliar ritmo e musicalidade do baixista Magnus Delborg e do enorme sentido estético dos guitarristas Kristofer Möller e Charles Van Loo nas suas linhas harmonizadas ou cruzadas. Por fim, um vocalista que personifica e “vocaliza” os anos 70 – com estridência e enorme capacidade melódica no seu falsete – como é Axel Söderberg.

Incrível o sonzão de Charles Van Loo, com uma deslumbrante Gibson Firebird amplificada por um monstruoso Soldano Hot Rod

Incrível o sonzão de Charles Van Loo, com uma deslumbrante Gibson Firebird amplificada por um monstruoso Soldano Hot Rod e a pedalborad mais simples do mundo, composta apenas por um MXR Micro Amp, a dar um boost ao som nos solos, e um T-Rex Mudhoney a providenciar uma distorção mais “psicadélica”.

Tudo isto misturado, o som dos Horisont resulta numa elegia ao rock clássico, numa épica e exuberante euforia sónica potenciada consideravelmente ao vivo. Os suecos estrearam-se no nosso país como manda o cânone: numa sala pequena, com uns poucos felizardos ou fiéis (cerca de 80 pessoas?) que poderão passar a gabar-se irritantemente, afirmando «aquele concerto é que foi a cena» e com uma passagem pela sua breve e explosiva discografia, os três LPs “Två Sidor Av Horisonten”, “Second Assault” e “Time Warriors”. Söderberg anunciou “Diamonds In Orbit” como o último tema, mas depois disso houve ainda dois encores. Lendário!

SETLIST

  • “Wolf” “On the Run” “Unseen” “Writing on the Wall” “Second Assault” “Brother” “Crusaders of Death” “Time Warrior” “Just Ain’t Right” “Backstreets” “Diamonds In Orbit” “Visa Vägen” “Nightrider” “Eyes of the Father”