PJ Harvey, Cisne Pós Punk

PJ Harvey, Cisne Pós Punk

2016-10-27, Coliseu dos Recreios, Lisboa
Nero
10
  • 10
  • 10
  • 8
  • 10

No Coliseu dos Recreios, The Hope Six Demolition Project Tour soou com uma força polifónica arrasadora.

Quando lançou “Dry”, PJ Harvey era uma compositora bastante à frente do seu tempo. Mas desde “Let England Shake”, mantendo aquele sentido de procurar fugir às zonas de conforto do ouvinte, ao cliché, Polly Jean passou a demonstrar outra capacidade enquanto compositora e isso fez sobressair ainda mais a sua voz – algo plenamente demonstrado em “The Hope Six Demolition Project” e no concerto no Coliseu de Lisboa.

PJ Harvey tornou a conseguir embalar-nos com canções de morte, dor e desespero disfarçadas de esperança, vida e amor.

Não será por acaso que o grosso do concerto se centrou nestes dois últimos álbuns, cuja ferocidade e potência emotiva foram expandidas por uma tremenda qualidade de som (que acompanhou todo o concerto). Forte, detalhado e cru, sem ter o som nada “molhado”, tal como a voz de Harvey, quase sem qualquer tipo de reverb ou modelação “açucarada”. Para contrabalançar a aparente “simplicidade” das bases instrumentais surgiu uma assombrosa prestação vocal de PJ Harvey, com uma intensidade emocional irresistível e uma beleza simples, etérea.

Com essas condições, a tríade de abertura, composta por “Chain of Keys”, “The Ministry of Defence” e “The Community of Hope”, soou arrasadora e com a força polifónica de uns Swans! Ao lado de John Parish e Mick Harvey (arquitectos sombra desta nova sonoridade da britânica), PJ tornou a conseguir embalar-nos com canções de morte, dor e desespero disfarçadas de esperança, vida e amor. Num concerto cativante do início ao fim, cheio de momentos memoráveis, como a interpretação e o final em coro de “River Anacostia”.

Mais de 20 anos depois a música parece ter-se tornado contemporânea da britânica, mas se o fez foi porque a seguiu. E essa imposição da vontade singular sobre o plural só está ao alcance de predestinados. E os que podem vê-los, em concertos como o do Coliseu dos Recreios, são abençoados.

SETLIST

  • Chain of Keys
    The Ministry of Defence
    The Community of Hope
    The Orange Monkey
    A Line in the Sand
    Let England Shake
    The Words That Maketh Murder
    The Glorious Land
    Written on the Forehead
    To Talk to You
    Dollar, Dollar
    The Devil
    The Wheel
    The Ministry of Social Affairs
    50ft Queenie
    Down by the Water
    To Bring You My Love
    River Anacostia
  • Guilty
    The Last Living Rose