Rock in Rio Lisboa: Palco Vodafone – 4º dia

Rock in Rio Lisboa: Palco Vodafone – 4º dia

2016-05-28, Rock in Rio, Lisboa
Bernardo Carreiras
  • 6
  • 7
  • 8

Mighty Sands, Capitão Fausto e Real Estate foram os protagonistas do quarto dia de Rock in Rio.

Mighty Sands
O quarto dia de Rock in Rio ficou marcado por um céu cinzento que ameaçava a qualquer momento chover-nos em cima. Os Mighty Sands, banda anteriormente conhecida como Los Black Jews, abriram o palco principal com o seu mais recente“Big Pink Vol.1”.  Por entre dois cactos, a sua sonoridade a roçar o garage e o surf rock levantou os ventos da Bela Vista. Com os teclados que deixariam Manzarek, o grupo provou neste concerto a razão pela qual têm crescido como uma das novas referências da cultura underground portuguesa. Com músicas como “Dk” ou “100 Villains”, os jovens contaram ainda com a presença de El Salvador (baterista dos Capitão Fausto) para os acompanhar na conga durante uma canção. Terminado o set com “Love Song”, o conjunto provou que ainda tem muito para oferecer.

Capitão Fausto
Terminado o concerto de Mighty Sands, coube aos Capitão Fausto continuar a festa no palco “secundário”. A banda que lançou recentemente o disco “Capitão Fausto Têm os Dias Contados”, conseguiu trazer um pouco de sol à Bela Vista e teve direito à maior enchente de público neste palco até à data. Com “Santa Ana” a abrir, música que pertence ao já longínquo Gazela, o set que se seguiu foi quase todo exclusivamente do álbum novo. Talvez devido aos problemas de som que se têm sentido neste palco o conjunto pareceu-nos sempre um pouco aquém do que já nos provaram ser capazes de fazer. No entanto, a energia e boa disposição a que os associamos esteve sempre presente durante todo o concerto. Os destaques vão para “Mil e Quinze” e “Corazón”, faixas mais badaladas do novo disco. Tivemos ainda direito a um medley entre as “Maneiras Más” e “Célebre Batalha”. O concerto terminou como começa o disco, com o teclados “catchy” de “Morro na Praia”.

Real Estate
O tempo já ameaçava e com Real Estate veio uma grande chuvada que a música solarenga dos norte-americanos não foi capaz de abrandar. Prejudicados pelas condições meteorológicas e pelos impermeáveis que voavam pelo palco fora, a banda não desistiu e deu um excelente concerto para os mais corajosos que não se importaram de apanhar uma molha para ouvir o indie rock do conjunto.  Com uma sonoridade a fazer-nos lembrar Kurt Ville ou Woods, a banda carrega já consigo três álbuns de estúdio. O destaque vai para a música “It´s Real” que conseguiu animar os mais desesperados. O concerto fica marcado pela simpatia dos músicos perante a situação e pela constante luta por um impermeável para escapar às chuvas de S.Pedro. Ficamos à espera que os Real Estate regressem a Portugal num dia de sol.

SETLIST

  • Mighty Sands
    Cacti
    100 Villains
    Luckee Bag
    Tibo
    Dk
    Mozambique
    Solengo
    Love Song
  • Capitão Fausto
    Santa Ana
    Tem de Ser
    Semana em Semana
    Mil e Quinze
    Maneiras Más
    Célebre Batalha
    Corazón
    Dias Contados
    Alvalade Chama por Mim
    Amanhã Estou Melhor
    Nunca Faço Nem Metade
    Verdade
    Morro na Praia