Salto, Passeio das Virtudes @ Mercado da Ribeira

Salto, Passeio das Virtudes @ Mercado da Ribeira

2016-01-30, Mercado da Ribeira
Pedro Miranda
8
  • 9
  • 7
  • 8
  • 8

Sábado foi dia de celebração para os Salto: de álbum novo na bagagem a sair no mesmo dia, os portuenses Guilherme Ribeiro, Luís Montenegro, Filipe Louro e Tito Romão deslocaram-se a Lisboa para encontrar casa cheia no Mercado da Ribeira.

Os próprios confessam admiração vezes sem conta durante o espectáculo: «Assim até dá gosto lançar um álbum». Da mesma forma decorreu o resto da noite que não podia ser senão especial para a banda: rodeados de fiéis e visivelmente expectantes fãs e ainda de vários amigos (entre outros, membros de D’Alva e Capitão Fausto), os Salto protagonizaram uma noite que irá persistir na memória.

Como prometia o teor do evento, cingiram-se unicamente aos temas de “Passeio das Virtudes”, apesar dos insistentes pedidos da plateia pelos maiores singles do homónimo de 2012. Mesmo assim, fizeram brilhar as músicas ainda por estrear, a verificar-se pelo incessante e frenético dançar que, pouco a pouco, ia contagiando as camadas do público.

Texturas mais encorpadas, composições amadurecidas e estruturas musicais de complexidade e coerência admiráveis

Momentos como “Estrada Gasta”, “Em Paz com Falhas”, “Mar Inteiro” ou “Queimo as Mãos pelo Futuro” davam provas de uma clara evolução nos Salto, com texturas mais encorpadas, composições amadurecidas e estruturas musicais de complexidade e coerência admiráveis para um grupo que se popularizou pela sua sonoridade indie. Sendo toda a performance pautada por um nível elevado, o quarteto foi excepcionalmente bem-sucedido no cartão de visita a “Passeio das Virtudes”.

Encerrada a tracklist do novo álbum, ainda houve espaço para um encore do tema “Can’t You See Me”, no qual, convidados a subir ao palco, os fãs celebraram o retorno aos discos dos Salto lado a lado com a banda. Seguiu-se uma vasta gama de DJ sets pela noite fora – Alex D’Alva Não é DJ, Afonso Vicente, Lewis M., Uhahuh – dando continuidade a um espectáculo que começou da melhor forma possível.

Foto: Facebook Oficial Salto

SETLIST

  • Uma de Cada Vez
    Mar Inteiro
    Passeio das Virtudes
    Estrada Gasta
    Queimo as Mãos pelo Futuro
    Selva
    Selva Néon
    César
    Beat Diagonal
    Em Paz com Falhas
    Cidade Branca
    Lagostas
  • Encore:
    Can’t You See Me