SWR – DIA 1 // W:O:A METAL BATTLE PORTUGAL

2012-04-04, Barroselas
Nero

Devido à infelicidade de um dos elementos ter contraído uma lesão, os Utopium acabaram por não se mostrar no Palco 2 do SWR.

Os Midnight Priest foram a banda eleita para representar o nosso país no maior festival de metal europeu. A banda de Coimbra parece ter nascido “dois minutos antes da meia-noite”, seguindo a sonoridade de Iron Maiden com uma fé inabalável, usa todos os clichés disponíveis no heavy metal, e nesta actuação denotou até alguma falta de solidez enquanto banda – com confusão entre o som das guitarras e baixo, derivado até de algum caos nos tempos e algum atabalhoamento na bateria.

Ainda assim, muito através dessa mesma fé naquilo que praticam e, essencialmente, num guitarrista solo cujo talento deve ser olhado de forma muito séria, conseguem fazer o público acreditar também nos sermões que pregam. Um concerto muito rock, que iniciou bem o Dia 1 do 15º aniversário do festival minhoto. Estão de parabéns e agora estarão no Wacken a pregar o heavy metal!

Os W.A.K.O. mostraram a solidez sonora habitual, agora a contar com novo baixista – o multi-instrumentista Pedro Mendes. Já os Face Of A Virus mostraram algumas ideias interessantes nos momentos mais criativos do seu death metal técnico.

Antes do anúncio do vencedor houve ainda tempo para a actuação dos russos Ease Of Disgust, com uma fusão de death metal com hardcore muito ensaiadinha, quer a nível de execução, quer mesmo de postura e comportamento em palco. Uma banda para amantes do género apenas.