8

The Cult

Choice Of Weapon

Edel, 2012-05-22

EM LOOP
  • Honey From A Knife
  • The Wolf
  • Lucifer
Nero

O nono álbum dos The Cult continua a mostrar o vigor da dupla Ian Astbury e Billy Duffy e das idiossincrasias das suas composições.

Uma banda que conte com um guitarrista tão talentoso e com tanta personalidade como Billy Duffy, além dum vocalista carismático como Ian Astbury, raramente consegue comportar-se de forma a ajustar o seu som a cada era musical. Mas os The Cult sempre o souberam fazer, mantendo as suas premissas, mas alargando os paradigmas do seu som.

Em “Choice Of Weapon” a banda está longe daquele sentido gothic rock original, que ainda assim ressurge, por vezes, nesta fase – basta ouvir um tema como “The Wolf” para o perceber.

Vão trilhando com eficácia o rock musculado, iniciado nos esforços em conjunto com o produtor Bob Rock em “Beyond Good And Evil” e expandido com a entrada de John Tempesta para a bateria, no álbum imediatamente anterior a este.

Sempre directo e sólido, “Choice Of Weapon” apenas continua a manifestar uma fraqueza recorrente na banda, a opção pelo sentido balada num registo aproximado a Peter Murphy que, na nossa opinião, nunca favoreceu a banda.

Depois de Astbury ter chegado a afirmar que a banda não tornaria a entrar em estúdio para gravar álbuns, queixando-se do formato morto do disco, é bom constatar que uma banda histórica como os The Cult continuam com ases na manga como bem ilustram temas como “Honey From A Knife” ou “Lucifer”.