8

Tom Petty & The Heartbreakers

Hypnotic Eye

Reprise | Warner, 2014-07-29

EM LOOP
  • American Dream Plan B
  • Red River
  • All You Can Carry
  • Forgotten Man
Nero

“Hypnotic Eye” é o décimo terceiro e último álbum de Tom Petty & The Heartbreakers. Um regresso às origens e aos álbuns da década de 70, o homónimo de estreia e “You’re Gonna Get It!”.

Tal como fizera em “Mojo”, um monstro de disco, Tom Petty torna a conduzir os Heartbreakers noutra corrida desenfreada através da tundra norte-americana. Blues musculado ou americana sob esteróides são o enquadramento para ver a banda a brincar com fuzz nas guitarras, órgãos coloridos por overdrive e ritmos bem demarcados a 4/4.

Talvez o álbum anterior fosse mais pesado, no seu som e estruturas, mas “Hypnotic Eye” é mais diverso e marca ainda um assumido regresso às origens da banda, no final dos anos 70. Qual dos dois vence o título de melhor álbum, desde que a banda se reuniu, parece algo para se discutir consoante os gostos pessoais. O que importa é perceber que, com este álbum, se está diante de uma ressuscitação autêntica e que os Heartbreakers não só aproveitaram o ressurgimento de um género, promovido por nomes como Ben Harper, Jack White ou Dan Auerbach, como Tom Petty ainda é uma figura capaz de o encimar e até de se rever e retocar.

O andamento de “Forgotten Man” lembra “American Girl”, mas é muito mais badass.