TOY, A Importância dos Strokes

TOY, A Importância dos Strokes

2017-03-07, Sabotage Club
Nero
8
  • 9
  • 7
  • 8
  • 7

Concerto arrasador de uma banda em grande forma, catapultada por um baterista fenomenal.

Posto de forma simplista, um stroke é a batida na bateria para extrair som. E o núcleo sonoro dos TOY foi sempre aquela batida super trancada, 4/4 aberto a explorações no tempo musical, que esteve presente em Lisboa desde “Fall Out Of Love”, promovendo um concerto “daqueles” no Sabotage e fazendo-nos pensar que, de forma simplista, os seus strokes soavam como deviam soar os Strokes.

Num tema como “Clouds That Cover The Sun”, carregado de influências de Syd Barrett, os britânicos chegaram a ser épicos

Directa nos momentos escorreitos, sempre com uma agressividade sublime, e encantadora nos momentos de maior psicadelismo, com o tema título do último álbum a servir de exemplo perfeito a esta dualidade, colocado de modo axial a meio da setlist preenchida, para recordar a review a esse mesmo álbum, de sucessivas «descargas de post-punk, psicadelismo e shoegaze que pareceram tudo menos “reais”, à mente e aos sentidos, numa jornada de hipnóticas e eloquentes canções».

Portanto, uma propulsiva batida (sempre com o hi-hat fechado sobre a tarola) a comandar a banda em rupturas dinâmicas explosivas que fizeram o Sabotage parecer muito maior que a realidade, mesmo que sem, literalmente, espaço físico para poder expandir os efeitos (algo bastante notório em temas “abertos” como “Fast Silver”), o som das guitarras estivesse sempre atrás do enorme corpo de graves de bombo e dos memoráveis riffs de baixo em temas, principalmente do primeiro álbum, como “Kopter”, “Colours Running Out” ou “Join The Dots”.

Este último foi um dos momentos altos do concerto, além dos temas “Syd Barrettianistas” como a deslumbrante “Clouds That Cover The Sun” ou “Dream Orchestrator”.

SETLIST

  • Fall Out of Love
    I’m Still Believing
    Kopter
    Fast Silver
    Colours Running Out
    Clear Shot
    Clouds That Cover the Sun
    Left Myself Behind
    Another Dimension
    Motoring
    Dream Orchestrator
    My Heart Skips a Beat
    Join the Dots
  • Dead & Gone