tres tristes tigres
© Cristina Pinto

Teatro Municipal de Matosinhos arranca 2026 com concertos de nomes como Luca Argel, Três Tristes Tigres, A Garota Não, Paus e Susie Filipe

07/01/2026

Confere a programação entre os meses de Janeiro e Julho do Teatro Municipal de Matosinhos.

Luca Argel, Três Tristes Tigres, Sérgio Godinho, A Garota Não, Paus são apenas alguns dos artistas e projetos que vão passar pelo Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery em 2026.

O Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery já revelou a programação entre janeiro e julho de 2026, levantando ainda a ponta do véu sobre alguns dos projetos até ao final do ano. Uma das grandes novidades é o regresso às produções próprias, numa criação inédita, que resulta da colaboração entre José Nunes, diretor artístico do Teatro Municipal de Matosinhos, e do músico e compositor Luca Argel. Partindo da Ópera do Malandro, de Chico Buarque, e da Ópera dos Três Vinténs, de Bertolt Brecht, o espetáculo musical, que se estreia em novembro, cruza teatro e música, tradição e reinvenção.

Outra das apostas para 2026 é o regresso do cinema à sala do Nery, uma “tradição” que faz parte da história centenária do Teatro. Entre 22 e 24 de abril, será promovido um ciclo especial de projeção de filmes e conversas, num programa a anunciar. As propostas até julho reforçam a aposta no teatro e na música e contam oito coproduções, seis em estreia nacional, a que se acrescentam também os espetáculos nacionais e internacionais do DDD – Festival Dias da Dança e do FITEI – Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica.

O regresso dos Três Tristes Tigres e a última digressão de Paus
No dia 31 de janeiro, às 22h00, o Teatro Municipal de Matosinhos recebe Os Três Tristes Tigres, banda icónica da música nacional. No novo disco, do qual já foram dados a conhecer os temas “Animália”, “Exodus” (com A Garota Não) e “Água”, os Três Tristes Tigres enviam cartas de amor ao mundo. De um lado o “recomeço” e do outro o “fim”. A 21 de março, às 22h00, o Teatro Municipal de Matosinhos acolhe a última digressão de Paus. Após 18 anos, o quarteto da bateria siamesa apresenta o seu disco definitivo: “Enterro”. Um concerto imperdível.

Luca Argel, Inês Marques Lucas e A Garota Não sobem ao palco do Nery
São muitos e sonantes os projetos musicais que vão passar nos próximos meses pelo Teatro Municipal de Matosinhos. Dia 7 de fevereiro, às 22h00, Luca Argel apresenta “O Homem Triste”, o seu álbum mais íntimo, gravado no Rio de Janeiro, no histórico estúdio Companhia dos Técnicos, com produção de Moreno Veloso. Já no dia 28 de fevereiro, às 22h00, é a vez de Inês Marques Lucas subir ao palco do Nery.  Próxima do universo indie pop, a cantora, compositora e instrumentista é um dos nomes a reter na música nacional. A poesia interventiva de A Garota Não ocupa o Nery no dia 7 de março, às 22h00, num concerto intimista onde o poder da palavra e da música nos conduzem a refletir sobre as lutas que atravessamos. Júlio Resende, Susie Filipe, Anónimos de Abril, Rogério Charraz, José Fialho Gouveia e Joana Alegre ou Moura são outros dos artistas que vão apresentar os seus projetos nos próximos meses.

Março com projetos artísticos femininos
Tal como em 2025, o Teatro Municipal de Matosinhos dedica a programação de março, mês em que se assinala o Dia Internacional da Mulher, maioritariamente a criações de artistas femininas. Exemplo disso é o espetáculo “As Lágrimas Amargas” de Petra Von Kant, em estreia nacional de 13 a 15 de março, de Teresa Arcanjo. Um projeto constituído só por mulheres, numa revisitação atual da obra clássica de Fassbinder.

De Guimarães a Matosinhos: uma viagem com  Bruno dos Reis e Gaya de Medeiros
Outra das estreias do Teatro Municipal de Matosinhos é “Não é serpente é snake”, de Bruno dos Reis e Gaya de Medeiros, numa coprodução com o Teatro Oficina. O espetáculo, que decorre durante o mês de junho, com várias sessões no espaço público, acontece durante uma viagem de automóvel entre Guimarães e Matosinhos e no percurso inverso.

Oito coproduções com seis estreias nacionais
Até julho, o Teatro Municipal de Matosinhos promove oito coproduções, seis delas em estreia nacional. Além dos espetáculos de Teresa Arcanjo e da coprodução com o Teatro Oficina já mencionados, no dia 30 de abril, às 21h30, estreia-se As Telefones, baseado no livro homónimo de Djaimilia Pereira de Almeida. Encenada por Zia Soares, a peça explora as vozes da diáspora e os laços familiares, através da metáfora das chamadas telefónicas que ligam mães e filhas separadas. O Teatro de Marionetas do Porto estreia no dia 20 de junho, às 21h30, Uma Casa na Escuridão, uma adaptação visual da obra homónima de José Luís Peixoto. No dia 26 de junho a Oficina Zero apresenta a sua nova criação. By the strength of our reasons we breath resulta das residências artísticas que juntaram Daniela Cruz e Joclécio Azevedo a um conjunto plural de intérpretes provenientes de diferentes geografias e contextos. A última estreia nacional, a 4 de julho, cabe ao Teatro Experimental do Porto, numa criação de Pedro João e Gonçalo Amorim. NIck, nick, NIck, nIcK e NICk reúne numa sala de espera uma coleção de cinco imitadores do artista Nick Cave, para um casting que tem por objetivo a realização de uma produção sobre o cantor.

Comemorações do nascimento de Camões com espetáculo de Pedro Penim
No contexto das comemorações dos 500 anos de Luís de Camões, o Teatro Nacional D. Maria II apresenta, no dia 5 de junho, às 21h30, “Filodemo”, uma das raras incursões do poeta no teatro, agora transformada num espetáculo pleno que convida a redescobrir o legado camoniano a partir do palco contemporâneo.Entre a poesia e o jogo cénico, Filodemocelebra o reencontro entre a palavra de Camões e o palco de hoje, numa encenação de Pedro Penim.

Relação com a comunidade e os seus projetos artísticos
O Teatro Municipal de Matosinhos continua a reforçar os laços com a comunidade e com os artistas da região. Entre março e julho, decorre o projeto “Choro no Nery”, promovido pelo Clube de Choro Porto. Em cada sessão, a roda conta com um músico solista convidado especial, enriquecendo o diálogo musical e tornando cada edição singular e irrepetível. No dia 28 de março, decorre o Ciclo Novos Talentos, da Orquestra Jazz de Matosinhos, que ao longo de uma década tem dado visibilidade a novos conceitos e sonoridades do jazz contemporâneo. No dia 2 de abril, às 21h30, a sala principal acolhe o concerto de Páscoa do Quarteto de Cordas de Matosinhos. Criado pela Câmara Municipal de Matosinhos, e residente na cidade desde 2008, o Quarteto de Cordas de Matosinhos (QCM) tem-se afirmado como uma referência na música de câmara em Portugal.

Sérgio Godinho debate a “A Paz, o Pão, Habitação, Saúde, Educação”
Em 2026, o Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery apresenta uma sessão especial do ciclo de conversas dedicado ao pensamento crítico e ao diálogo com o mundo contemporâneo. Depois de cinco encontros guiados por Anabela Mota Ribeiro, o ciclo regressa, no dia 30 de janeiro, às 21h30, para receber o autor dos versos que lhe deram origem: Sérgio Godinho. Todos os episódios deste ciclo de conversas vão passar a estar disponíveis no YouTube e no Spotify do Teatro Municipal de Matosinhos, em formato podcast.

Um Teatro aberto à família
O Teatro Municipal de Matosinhos pretende ainda afirmar-se como um teatro aberto à família, com propostas também para os mais pequenos. Nos dias 25 de janeiro e 26 de janeiro, é apresentado Ocelo, de Daniela Cruz, espetáculo sensorial e multidisciplinar, que parte da necessidade de olhar, de forma positiva, para o contexto em que vivemos. No dia 26 de abril, às 16h00, o Teatro Municipal de Matosinhos acolhe Mais Alto, um concerto comentado que contempla versões de canções portuguesas, brasileiras e de outras partes do mundo, explicando o contexto em que foram criadas. Nos dias 31 de maio e 1 de junho, Joana Barrios e Rogério Nuno Costa apresentam /Atenção//: a sua receita será transmitida!,/ um espetáculo em torno da gastronomia que mistura receitas tradicionais, TikTok e programas de televisão.

Já no dia 19 de julho, às 16h00, o Teatro Municipal de Matosinhos recebe Lenda de Miragaya… um teatro de fingir, da Confederação – coletivo de investigação teatral.

Mais informação sobre bilhetes em www.teatromunicipaldematosinhos.pt

PROGRAMAÇÃO 

8 de janeiro a 11 de junho
No Tapete
Dança, Performance, Oficina Zero, Nery Fora de Portas, Exploratório esad_idea

16 e 17 de janeiro
A Coleção do Meu Pai: Amina, Cláudia Dias, Sete Anos, Companhia de Dança do Seixal
Teatro e Dança

24 e 31 de janeiro
Entre e Descubra o Nery
Oficina

25 e 26 de janeiro
Ocelo, Daniela Cruz
Dança, Famílias

30 de janeiro
Ciclo de Conversas A Paz, o Pão, Habitação, Saúde, Educação, Sessão Especial
Conversa com Anabela Mota Ribeiro e Sérgio Godinho

31 de janeiro
Três Tristes Tigres
Música

Fevereiro e março
Formação com Radar 360o
Artes de Rua

7 de fevereiro
Luca Argel
Música, Aether, Cruzamento

13 de fevereiro
Trio Bode Wilson com Ana Rita Xavier e Wura Moraes
Música, Dança

27 de fevereiro
Empregos Modernos, Alfredo Martins e Chris Thorpe, Teatro Meia Volta e depois à esquerda quando eu disser
Teatro

28 de fevereiro
Inês Marques Lucas
Música

4 de março a 1 de julho
Choro no Nery, Clube de Choro Porto
Música

7 de março
A garota não
Música

13, 14 e 15 de março
As Lágrimas Amargas de Petra Von Kant, Teresa Arcanjo, Grua Crua
Teatro

20 de março
Susie Filipe
Música

21 de março
PAUS
Música

26 e 27 de março
Saaraci Coletivo Teatral
Teatro

2 de abril
Quarteto de Cordas de Matosinhos
Música

8 a 19 de abril
DDD, Festival Dias da Dança
Dança

21 a 24 de abril
Ciclo de Cinema, O Cinema Regressa ao Nery
Cinema e Conversa

23 de abril
Claudine Dussollier
Workshop, Pensamento crítico e políticas culturais para o espaço público, Outdoor Arts Portugal

26 de abril
Projeto MAIS ALTO!
Música, Famílias

30 de abril
As Telefones, Zia Soares e Djaimilia Pereira de Almeida
Teatro

2 de maio
Anónimos de Abril, Rogério Charraz, José Fialho Gouveia e Joana Alegre
Música

9 de maio
Moura
Música

13 a 24 de maio
FITEI, Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica
Teatro

31 de maio e 1 de junho
Atenção: a sua receita será transmitida!, Joana Barrios e Rogério Nuno Costa
Teatro, Famílias

A partir de junho
Não é serpente é snake, Bruno dos Reis e Gaya de Medeiros
Teatro, Oficina Zero e Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery

5 de junho
Filodemo, Pedro Penim, Teatro Nacional D. Maria II
Teatro

20 e 21 de junho
Uma Casa na Escuridão, Teatro de Marionetas do Porto
Teatro

26 e 27 de junho
By the strenght of our reasons we breath, Daniela Cruz e Joclécio Azevedo
Dança, Oficina Zero

4 e 5 de julho
NIck, nick, NIck, nIcK e NICk, Pedro João e Gonçalo Amorim, Teatro Experimental do Porto
Teatro

10 de julho
Júlio Resende
Música

19 de julho
Lenda de Miragaya… um teatro de fingir, Confederação, coletivo de investigação teatral
Teatro, Famílias

Janeiro a julho
Ciclo de Conversas A Paz, o Pão, Habitação, Saúde, Educação com Anabela Mota Ribeiro
Digital, Conversa, Podcast

PRÓXIMOS EVENTOS