Já podes assistir na RTP Play ao documentário do culminar do projecto “As Guitarras do Marquês” de Adriano Sérgio da Ergon Guitars.
Em setembro de 2018, na Adega do Palácio Marquês de Pombal, em Oeiras, o luthier português Adriano Sérgio apresentou ao público um projeto tão original quanto ambicioso: The Guitar Barrel Project, também conhecido como “As Guitarras do Marquês”.
Tudo começou com uma descoberta inesperada, umas antigas madeiras de tonéis de vinho que terão pertencido ao próprio Marquês de Pombal. O achado inspirou Adriano Sérgio a lançar um desafio inédito: transformar essa madeira histórica em guitarras elétricas e objetos artísticos, reunindo à volta da ideia cinco luthiers de renome internacional.
The Guitar Barrel Project: A Apresentação das Seis “Guitarras do Marquês”
O objetivo era claro: unir música, História e património, cruzando séculos de tradição com a modernidade do design e da sonoridade elétrica. Adriano Sérgio, Andy Mason, Claudio & Claudia Pagelli, Michael & Tania Spalt, Nik Huber e Ulrich Teuffel encontraram-se em Lisboa, para descobrir entre si a madeira e partilhá-la. As guitarras seriam construídas no segredo das oficinas dos luthiers, para não serem mostradas até que estivessem terminadas.
A pandemia atrasou tanto a produção do documentário como a reunião das guitarras concluídas. Só em janeiro de 2023 os seis luthiers se voltaram a encontrar, num evento privado em que apresentaram os instrumentos uns aos outros, finalizaram as filmagens do documentário e provaram o vinho envelhecido nos tonéis reconstruídos.
O documentário acompanha todo esse processo criativo, desde a preparação das madeiras até à construção de seis guitarras, evocando simbolicamente a reconstrução de Lisboa após o terramoto de 1755, um dos grandes marcos da ação do Marquês de Pombal.
“The Guitar Barrel Project” fecha assim um ciclo histórico: do vinho à música, da madeira ao som, da herança pombalina à inovação artística contemporânea.
O documentário pode ser visto gratuitamente na RTP Play. Vê aqui.
