Ataque Terrorista em Concerto de Eagles Of Death Metal
Presumíveis ataques terroristas tiveram lugar em Bataclan, sala que esgotou para acolher a banda de Jesse hughes e Josh Homme.
Os ataques terroristas que esta noite atingiram violentamente a cidade de Paris também chegaram à sala onde decorreu oconcerto de Eagles Of Death Metal na capital francesa. A sala Bataclan, findo o concerto, tornou-se mesmo num local onde, segundo informações recentes, terroristas estão a manter 100 reféns. Um dos nossos leitores, Marco Madeira, com família e amigos em Paris, com os quais está em contacto, dá conta de que a maioria do público conseguiu escapar pelas saídas de emergência da sala, mal ouviu os primeiros disparos. A sala, com lotação esgotada, acolhia cerca de 1000 pessoas.
A Associated Press faz uma contagem de cerca de uma centena de mortos em Bataclan. O The Guardian também dá conta do atentado no local do concerto e na cidade que está sob estado de emergência. Sabe-se, por fotos partilhadas em redes sociais, que o concerto da banda terá decorrido durante aproximadamente uma hora dentro de normalidade, com imagens publicadas nas redes sociais a dar conta de Jesse Hughes e companhia em palco – Josh Homme não se encontra em digressão com a banda. Então, segundo testemunhas que estavam no concerto, seis ou oito indivíduos entraram no espaço, munidos de kalashnikovs e abrindo fogo sobre a multidão. Os atacantes, permaneceram dois no local, acabaram por manter 100 reféns no espaço e envolveram-se em confrontos com a polícia. Nas redes sociais, algumas das pessoas retidas no local, surgiram informações aterradoras – os atacantes estavam a assassinar, um a um, aqueles que encontravam, criando um mar de cadáveres. Informações oficiais confirmam o fim do tiroteio, com a morte dos dois terroristas e a libertação dos reféns (as autoridades francesas pediram para não serem publicadas imagens desse momento). Contudo, ainda sem números oficiais, a polícia francesa fala em mais de 100 vítimas mortais…
A banda acabou de usar as redes sociais para dar conta de que ainda procura garantir a segurança de todos os músicos e técnicos, estando por localizar alguns destes últimos. Parece certo que a comitiva ainda não foi totalmente evacuada do local. O concerto de Eagles Of Death Metal em Lisboa, marcado para dia 10 de Dezembro, será a menor das preocupações nesta altura mas, de qualquer forma e especulando, qualquer efeito colateral poderá acabar por interferir com essa data.
O ataque, em conjunto com outros que tiveram lugar por toda a capital francesa, ainda não foi reinvindicado, mas a Casa Branca suspeita do envolvimento do Estado Islâmico. Os canais noticiosos da tv nacional estão a acompanhar a situação, tal como o canal France 24.