Quantcast
Bons Sons: Tudo o que precisas de saber

Bons Sons: Tudo o que precisas de saber

Filipa Bule

O festival Bons Sons decorre entre os dias 12 e 15 de agosto, em Cem Soldos, no concelho de Tomar. 8 palcos, 50 nomes da música portuguesa e 4 dias de festival, são apenas algumas das coisas com as quais podes contar, mas nós mostramos-te agora as outras. E prepara-te, porque vais querer saber!

O Bons Sons festeja, este ano, o seu 10º aniversário. Mas se é a primeira vez que o visitas, talvez não saibas que o recinto do festival é a própria aldeia que o acolhe: Cem Soldos. E tal como te receberá de 12 a 15 de agosto, recebeu-nos ontem [dia 17 de maio] a nós, para te podermos dar a conhecer um pouco mais sobre o que é, realmente, o Bons Sons. E numa aldeia que, à partida, nos parece tão pequena, cabem, durante o festival, cerca de 40 mil pessoas! Por isso, não te deixes enganar pela “pequenez” – só mesmo em tamanho – de Cem Soldos!

E podemos garantir que a aldeia se transforma totalmente para te receber: existe um trabalho de limpeza, de organização e de gestão de espaço que, logo à partida, nunca passaria pela cabeça de alguém que circulasse por ali nos dias do festival.

O festival acontece – principalmente – devido à ajuda dos Cem Soldenses, que colaboram voluntariamente na organização e que fazem os possíveis para que, em agosto, tu – festivaleiro -, tenhas acesso a tudo a que tens direito. Por isso, o Bons Sons é um festival sem fins lucrativos e é mais que isso! Segundo Madalena Gonçalves, da organização, «o Bons Sons é o festival que se paga a ele próprio». E esta colaboração entre os locais e o festival, está presente até no merchandising: Ontem tivemos o prazer de visitar a Oficina das Avós, onde se faz – artesanalmente – a maior parte dos produtos de merchandising que podes adquirir (entre eles porta-chaves, e as tão famosas Tichas, símbolo do Bons Sons). E é também devido a esta colaboração, que a proximidade entre festivaleiros e locais é tão característica do Bons Sons, que vive, essencialmente, desta relação de encontro que está tão patente em Cem Soldos.

Carrega na foto para descobrires os vários espaços.

E quanto ao cartaz? Pois bem: no Bons Sons o cartaz é composto, na íntegra, por bandas portuguesas. E este ano – porque o Bons Sons celebra o 10º aniversário -, alguns nomes das edições anteriores irão repetir-se, pela primeira vez. E entre as bandas e músicas que vão compor este cartaz, podes contar com Jorge Palma, CarminhoBest Youth, Pega Monstro, Deolinda, Da Chick, Isaura, D’Alva e Golden Slumbers. Em baixo podes consultar o cartaz completo. Mas há mais! Nesta edição, podes contar ainda com a presença de Flak – ex-guitarrista dos Rádio Macau, e que promete um concerto intimista,e muito instrumental na igreja -, Diego Armés – que garante tocar temas inéditos -, e LODO, a banda de Rock Progressivo de Cem Soldos.

Carrega na foto em baixo para veres a fotoreportagem com os pequenos showcases que Flak e Diego Armés nos presentearam durante apresentação do cartaz.

Estes nomes, vão distribuir-se pelos palcos Lopes-Graça, Giacometti, Eira, Auditório de Cem Soldos, MPAGDP (Música Portuguesa a Gostar Dela Própria), Tarde ao Sol e Aguardela. À semelhança das edições anteriores, no Bons Sons podes ainda contar com o Palco Garagem, onde qualquer pessoa se pode inscrever para tocar, e mostrar o que vale.

Para além de um recheado cartaz música, vais poder ainda ter acesso ao parque de campismo, exposições de artesanato e artes plásticas, livros, bijutaria, e uma exposição relacionada com os 10 anos do festival. Porque segundo Luís Ferreira, diretor do Bons Sons, «somos muito mais que um festival, somos um projeto cultural».

O passe de 4 dias para o festival custa 32 euros até ao mês de julho, e 38 a partir daí. Os bilhetes diários custam 15 euros. Já os podes adquirir nos locais habituais.

CARTAZ
cartaz bons sons