Empresa Norueguesa Cria Cofre do Armagedão para Gravações Musicais

7 Julho, 2021

Enterrado quase 1.000 pés abaixo de uma montanha coberta de neve, numa ilha entre a Noruega e o Pólo Norte, uma empresa norueguesa está a planear criar o que diz ser um cofre do dia do juízo final para preservar as gravações musicais mais importantes do mundo durante pelo menos 1.000 anos.

Utilizando armazenamento digital, o Elire Management Group, sediado em Oslo, quer armazenar gravações de tudo, desde êxitos pop de grandes marcas como os Beatles à música indígena australiana, com as mesmas salvaguardas oferecidas pelo Arctic World Archive e pelo Global Seed Vault, duas instalações de armazenamento existentes alojadas no subsolo do arquipélago de Svalbard.

«Queremos preservar a música que nos moldou como seres humanos e moldou as nossas nações», diz à EyeOnPop Luke Jenkinson, director-geral do Global Music Vault e sócio-gerente da Elire, que está a financiar o projecto.

O Arctic World Archive alberga cópias de artefactos históricos como manuscritos e pinturas da Biblioteca do Vaticano de Rembrandt e Edvard Munch, enquanto o Global Seed Vault é uma instalação de armazenamento de reserva para os recursos genéticos do mundo. Ambos são concebidos para resistir a catástrofes naturais ou provocadas pelo homem, incluindo ataques nucleares.

A necessidade de armazenamento seguro a longo prazo para gravações não tem sido uma preocupação premente há quase tanto tempo como a dos manuscritos, mas vários acontecimentos recentes têm sublinhado a sua importância. Em 2008, por exemplo, um incêndio nos Universal Studios destruiu um número significativo de fitas arquivadas pelo Universal Music Group, embora a empresa tivesse cópias secundárias de muitas delas. O armazenamento digital apresenta outras questões: o Myspace confirmou em 2019 que uma migração do servidor levou à perda de até 50 milhões de faixas carregadas. «Esse é o perigo de migração para um novo disco rígido ou centro de dados de cinco em cinco anos», diz Jenkinson. «Os dados são difíceis de acompanhar e os ficheiros perdem-se ou são apagados».

As três principais editoras – e muitas independentes – já armazenam ficheiros de música física e digital em múltiplos locais geograficamente separados em todo o mundo. A Sony Music UK diz ter um arquivo personalizado para gravações áudio e audiovisual, bem como uma biblioteca de todos os seus lançamentos, armazenando cópias de segurança digital e gravações duplicadas separadamente. O Warner Music Group arquiva gravações em diferentes locais em todo o mundo. A UMG também guarda os seus bens e cópias de segurança em diferentes locais.

Tanto as majors como muitas independentes também armazenam gravações na Iron Mountain Entertainment Services, uma filial de uma empresa sediada em Boston, com 70 anos de idade, que aloja as gravações originais de Frank Sinatra e de vários outros grandes mestres em instalações de armazenamento digital e físico em toda a América do Norte e Europa.

A Elire, um grupo comercial que está envolvido em projectos como o estabelecimento de centros de mobilidade urbana e aviação eléctrica, diz que o seu Global Music Vault não pretende competir com estas instalações existentes, mas sim oferecer um nível extra de protecção no caso de acontecer o pior. Planeia preservar cópias digitais de qualidade master das gravações em cápsulas propositadamente construídas que não requerem migrações de servidores, e está a negociar com potenciais parceiros tecnológicos, incluindo a empresa norueguesa Piql, cujo formato PiqlFilm utiliza codificação binária e códigos QR de alta densidade escritos em película óptica especial durável. (Piql, que começou a imprimir filmes digitais para filme analógico para estúdios de Hollywood, também gere o Arquivo Mundial do Árctico com a empresa mineira estatal norueguesa SNSK).

Segundo Piql, o seu meio de armazenamento sem migração pode durar mais de 1.000 anos e é construído para resistir ao tipo de impulsos electromagnéticos extremos que poderiam resultar de uma explosão nuclear, o que poderia danificar permanentemente o equipamento electrónico e causar estragos com ficheiros digitais. Um nível extra de protecção virá das condições de baixa temperatura e gelo seco de Svalbard – o que também deverá desencorajar mais do que uma certa quantidade de tráfego pedestre.

Decidir o que a música merece suportar durante um milénio é um pouco mais complicado do que escolher ilhas desertas para os discos, mas a Elire fez uma parceria com o Conselho Internacional de Música de Paris para formar um comité global que irá trabalhar com grupos empresariais nacionais de música para seleccionar exemplos da música mais preciosa e amada de vários países, diz Alfons Karabuda, compositor sueco e presidente do Conselho Internacional da Música. «Trata-se de salvaguardar o futuro da música ao ter estes arquivos do passado», diz Karabuda. «Não se trata apenas de pôr algo numa gaveta algures e guardá-lo durante mil anos».

A Elire também quer que o público vote nas apresentações nacionais, embora a forma como isso irá funcionar ainda não tenha sido decidida. «Não queremos apenas proteger um determinado género e uma determinada época», diz Jenkinson.

Os primeiros depósitos do cofre – programados para a Primavera de 2022 – irão concentrar-se na preservação da música indígena. As fases futuras concentrar-se-ão nas gravações pop, que só poderão ser copiadas para o arquivo com autorização dos detentores dos direitos. Os organizadores do cofre estão confiantes de que as empresas discográficas reconhecerão o valor de proteger as suas gravações principais da melhor maneira possível, diz Karabuda.

A Elire pretende ganhar dinheiro cobrando às empresas e indivíduos por depósitos no cofre. Também planeia tornar o conteúdo do cofre acessível aos ouvintes de todo o mundo, quando tiver a permissão dos detentores dos direitos, e partilhar as receitas que isso gera com os criadores. (Há também planos nas obras para um centro de visitantes perto do cofre).

«Não queremos ser outra editora discográfica, e não queremos ser outro serviço de streaming», diz Jenkinson. «Mas queremos que esta música seja acessível e celebrada e devolvida às comunidades que de facto a possuem».

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