pauta musical

A Comunicação é Chave na Indústria da Música

10/05/2022

A indústria da música teve sempre uma forte ligação com eventos, relações públicas e tudo um pouco da área de marketing.

As editoras e os cantores contam com inúmeras estratégias e ações de comunicação para expandirem a sua audiência e chegar mais longe. Estas estratégias são cada vez mais importantes no mundo moderno, onde as redes sociais e a comunicação instantânea dominam a evolução tecnológica.

Conteúdo original

A originalidade tem sido o grande dilema no entretenimento em geral, mesmo para os grandes artistas. Contar uma história pode ser uma alternativa original e que transmite um sentimento mais pessoal do artista perante os fãs. Alguns artistas e bandas produzem um legado de álbuns durante toda a carreira musical, enquanto outros são reconhecidos por uma música. Este conceito de one hit wonder foi observado por diversos académicos que comentam como a originalidade determina o sucesso temporário ou eterno.

Reinventar

O reaproveitamento de conteúdo pode ser também uma tática a aplicar no que toca a originalidade e criatividade. Reinventar conteúdos atualiza o antigo para novo e muitas vezes mantém-se empolgante para os fãs que reconhecem a faixa original enquanto são surpreendidos pelo novo conteúdo.

Uma estrela que vem reinventando o seu conteúdo antigo mantendo-se fiel ao original foi a Taylor Swift, que fez regravações de álbuns e faixas um sucesso, como o All Too Well e o I Bet You Think About Me.

Aparecer é viver

A Taylor Swift é um dos inúmeros exemplos de sucesso que lidera na música, no cinema com o seu próprio documentário Miss Americana da Netflix e no entretenimento em geral. A artista é um modelo de como a comunicação e marketing de imagem pessoal através de várias iniciativas conseguem desenvolver a carreira cada vez mais longe.

A lição, neste ponto, é a proatividade. Tocar ao vivo sempre foi a estratégia e o ponto mais importante para novos fãs, mas nos dias de hoje as possibilidades digitais para tocar em direto começam a ser cada vez mais relevantes para a indústria. Esta proatividade de parcerias e colaborações revela o quanto é importante aos músicos e artistas aparecerem nas várias iniciativas possíveis para desenvolver as suas carreiras.

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Parcerias e colaborações

As parcerias e colaborações são cruciais para o crescimento pessoal, promoção de eventos, desenvolvimento da imagem e, claro, para o apoio de músicos. As marcas permitem também atrair segmentos de clientes de outras indústrias, aumentando assim a reputação e visibilidade fora de música.

Ser global

Através do foco e desenvolvimento da idade tecnológica – a qual refere-se à idade de um indivíduo baseada em seus hábitos tecnológicos, tais como quais dispositivos possuem, quanto tempo passam conectados à internet e quais redes sociais mais utilizam – é possível verificar que o domínio e alcance de redes sociais, canais de comunicação e plataformas digitais vai integrando cada vez mais todas as faixas etárias em termos globais.

E como vantagem, o cenário tecnológico em rápida evolução significa que a tecnologia é chave para divulgação de conteúdo e eventos, estabelecer novas redes de contactos e novas oportunidades de trabalho.

Na indústria da música, é possível implementar diferentes estratégias de comunicação para alcançar uma nova audiência, melhorar a reputação e, acima de tudo, construir uma forte presença digital. A evolução tecnológica vai motivando novos desafios e oportunidades nas mudanças na indústria da música, onde o espaço online é cada vez mais competitivo. Logo, a difusão da comunicação é ainda mais imperativa – a grande lição a reter é ir mais longe.

 

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