Aphex Twin e Dave Griffiths criaram a aplicação para traduzir sons introduzidos em novos sons semelhantes, cujo conceito demorou 20 anos a tornar-se realidade.
Aphex Twin e o engenheiro Dave Griffiths lançaram uma aplicação de “sample mashing” chamada Samplebrain. O software de sound design traduz os sons introduzidos em samples semelhantes, de acordo com o par. O conceito – que foi falado há cerca de 20 anos – surgiu depois de Aphex, também conhecido por Richard James, «ter mencionado uma ideia que ele tinha sobre algo como um cérebro gigante que podia alimentar samples para […] recriar um novo som que alimentava», de acordo com Griffiths.
Aphex resumiu a aplicação numa declaração através da Warp: «E se pudesses reconstruir o áudio de fonte a partir de uma selecção de outros mp3’s/áudio no teu computador? E se pudesses construir um riff de 303 a partir apenas de acapellas ou de sons de lama borbulhantes? E se conseguisses cantar uma música parva e reconstruí-la a partir de ficheiros de música clássica? Podes fazer isto com o Samplebrain.»
Richard D. James acrescentou que, após a chegada do Shazam em 2002, «tinha inicialmente contactado [os seus] fundadores para discutir novos usos criativos da sua ideia genial, mas estavam ocupados a fazer um programa automático de dj». Disse ainda que o «Shazam poderia ser re-pensado para algo incrível mas, entretanto, temos o Samplebrain.»
Descarrega a aplicação grátis no Gitlab.