O Porto/Post/Doc decorre em vários locais da cidade do Porto de 16 a 26 de Novembro de 2022. Toda a programação já é conhecida.
Está lançado o programa final da edição 2022 do Porto/Post/Doc. Um total de mais de cem filmes marcará os dez dias do festival, propondo um olhar transversal sobre o cinema contemporâneo e as obras de cineastas que têm vindo a marcar a história do cinema. Destaque especial para as oito longas metragens que integram a competição internacional do certame, num olhar panorâmico sobre questões políticas e sociais que marcam a atualidade. A mesma integrará filmes de Adnane Baraka (“Fragments from Heaven”), Antoine Cattin (“Holidays”), Claudia Müller (“Elfriede Jelinek – Language Unleashed”), Gastón Solnicki (“A Little Love Package”), Jenifer Malmqvist (“Daughters”), Maria Kaur Bedi e Satindar Singh Bedi (“The Curse”), Sergei Loznitsa (“The Natural History of Destruction”) e Simon Lereng Wilmont (“A House Made Of Splinters”).
A abrir o festival, numa sessão a ter lugar no Coliseu Porto Ageas, “Hallelujah: Leonard Cohen, A Journey, A Song”, filme de Daniel Geller e Dayna Goldfine sobre a história da intemporal canção de Leonard Cohen. O filme integrará ainda a competição Transmission, onde se mostrarão, entre outros, “Na Sombra” (documentário sobre Véspera, o mais recente disco dos Clã), “Sonic Fantasy” (filme sobre a gravação de “Thriller” de Michael Jackson), “Meet Me in The Bathroom” (que visita a história da criação da DFA Records e de bandas como os LCD Soundsystem, The Strokes ou Yeah Yeah Yeahs), “Viagem do Rei” (uma viagem ao universo criativo de Rui Reininho) e “God Said Give ‘Em Drum Machines” (sobre os fundadores do techno de Detroit). A cerimónia de entrega de prémios contará com a exibição de “All the Beauty and the Bloodshed”, filme de Laura Poitras sobre a artista e ativista Nan Goldin. Este filme é mostrado numa parceria com o LEFFEST.
A competição Cinema Falado, focada em obras produzidas em países lusófonos) integrará, entre outros, a estreia do novo filme de Mariana Caló e Francisco Queimadela (“Águas e Espelhos”), Ery Claver (“Nossa Senhora da Loja do Chinês”), Rodrigo Ribeiro-Andrade (“Solmatalua”) ou Ricardo Leite (“As Maçãs Azuis”), assim como a exibição de “Viagem ao Sol” de Susana De Sousa Dias e Ansgar Schaefer, “Águas do Pastaza” de Inês T. Alves e “Mangrove School” de Filipa César e Sónia Vaz Borges.
A edição 2022 do Porto/Post/Doc contará ainda com uma secção infanto-juvenil (School Trip), com propostas direcionadas a escolas e famílias, a tradicional competição Cinema Novo (com filmes de escola), assim como uma dimensão Industry, direccionada a profissionais nacionais e internacionais do setor. De volta estão também as sessões de cinema imersivo no Planetário, assim como o programa focado em novos talentos do cinema europeu (este ano dedicado a realizadores suíços) e o Cinefiesta.
Consulta, em baixo, a programação completa da secção Transmission, secção competitiva dedicada a documentários sobre música e movimentos culturais.
“Hallelujah: Leonard Cohen, A Journey, A Song”
Cerimónia de Abertura / Transmission
16 Nov 2022 · Coliseu Porto Ageas · 21H30
25 Nov 2022 · Passos Manuel · 22H00
Quando se fala em Leonard Cohen, pensa-se logo em Hallelujah. Não há canção mais icónica e mais marcante. Neste documentário traça-se o processo criativo de Cohen e, depois, descreve-se a repercussão deste single na cultura popular (é umas das canções mais usadas em filmes e dezenas de outros cantores já fizeram os seus covers, de Jeff Buckley, em 1994, até à imitação de Hillary Clinton no SNL nas vésperas das eleições de 2016). Produzido com o consentimento do cantautor, os realizadores tiveram acesso a arquivos inéditos que revelam o modo como, apesar de rejeitado pela editora, esta canção se tornou num hino ao amor. Um filme para por toda a sala a cantar Hallelujah.
“Marathons”
17 Nov 2022 · Passos Manuel · 22H00
19 Nov 2022 · Passos Manuel · 19H30
A realizadora Adriana Romero acompanhou as atividades da Orquestra Sem Fronteiras, em particular as “maratonas” da sua orquestra de bolso que, na primavera de 2021, levaram a obra de Einojuhani Rautavaara (conhecido compositor finlandês de música clássica) a dezoito aldeias da Beira Interior. Um retrato tocante de uma ação cultural de envolvimento com comunidades isoladas.
“Na Sombra”
17 Nov 2022 · Passos Manuel · 22H00
19 Nov 2022 · Passos Manuel · 19H30
Filmado em modo diarístico, Na Sombra acompanha a preparação e o lançamento do mais recente álbum dos Clã, “Véspera”. Ensaios, gravações, discussões sobre guarda-roupa, filmagens de videoclipes, sessões fotográficas, desenvolvimento da imagem gráfica do disco, agendamento de concertos – tudo na antecâmara do lançamento, na primavera de 2020. Só que, subitamente, a banda (e todos nós) somos surpreendidos pela pandemia da Covid-19 (embora o álbum tenha sido gravado antes, as letras parecem premonitórias). Como conseguiu a banda lidar com estes desafios e levar as suas canções até aos fãs?
“Meet Me In The Bathroom”
18 Nov 2022 · Passos Manuel · 22H00
20 Nov 2022 · Passos Manuel · 17H30
Nova Iorque, 2000: algo explosivo se passa na cena musical. De repente surgem e afirmam-se algumas das mais marcantes bandas de rock das últimas décadas: The Strokes, LCD Soundsystem, Yeah Yeah Yeahs ou Interpol. Nesses primeiros anos do século XXI vivia-se a ressaca do 11 de Setembro e aproveitavam-se os últimos anos antes do boom das redes sociais e da gentrificação das cidades. Meet Me In The Bathroom recorda (através de imagens de arquivo inéditas das várias bandas) um momento irrepetível de liberdade e alegria criativa.
God Said Give ‘Em Drum Machines
19 Nov 2022 · Passos Manuel · 22H00
23 Nov 2022 · Passos Manuel · 17H30
Como se costuma dizer: se todos os muçulmanos têm que ir a Meca, todos os amantes do techno têm que ir a Detroit. God Said Give ‘Em Drum Machines retrata a cena da dance music de Detroit, onde se definem as tendências do género e se fazem as trilhas mais inovadoras. E, também, onde há um dos pólos de artistas negros mais sólido e influente. Desde os anos 1980, DJs como Juan Atkins, Kevin Saunderson e Derrick May deram nova vida às pistas de dança, mas a indústria mainstream apropriou-se das suas batidas, sem lhes dar o devido valor. Esta é a sua história!
“Sonic Fantasy”
20 Nov 2022 · Cinema Trindade · 21H45
22 Nov 2022 · Passos Manuel · 19H30
É provável que nunca tenha ouvido falar de Bruce Swedien, no entanto já ouviu muitas das músicas em que trabalhou. Swedien é considerado o melhor engenheiro de som da história da indústria musical. No início dos anos 1980, juntamente com Michael Jackson, iniciaram um projeto que alteraria para sempre a forma como a música pop é gravada. O resultado foi o álbum Thriller (o primeiro de uma colaboração entre Jackson e o técnico que duraria mais de 30 anos). Marcos Cabotá (realizador nomeado para dois Goya) viajou para L.A. para conversar com Swedien (e vários outros engenheiros de som) e descobrir como se revolucionou a história da música.
“An Example Of Lee-Roth Fog Isolated Under Laboratory Conditions”
21 Nov 2022 · Passos Manuel · 22H00
26 Nov 2022 · Passos Manuel · 16H00
Nos anos 1970 um conjunto de investigadores identificou um estranho fenómeno sonoro produzido naturalmente pela paisagem de West Hollywood. Recentemente, um conjunto de engenheiros de som conseguiram isolar esse som e reproduzi-lo em estúdio.
“A Viagem do Rei”
21 Nov 2022 · Passos Manuel · 22H00
26 Nov 2022 · Passos Manuel · 16H00
Depois de lançar o seu segundo álbum a solo no ano passado e enquanto celebra as quatro décadas dos GNR, Rui Reininho – o Rei da pop portuguesa – convida-nos a entrar na sua cabeça. O resultado é uma experiência surreal, feita de mergulhos psicanalíticos na infância, dos excessos anárquicos da adolescência e da confluência espiritual da maturidade. Um road movie mental (filmado por todo o país, mas dando um destaque especial ao Porto) feito em composições de tirar o fôlego, nas quais o músico e poeta coloca a coroa e abre o coração.
Toda a programação pode ser consultada em www.portopostdoc.com.
BILHETES
PASSE DO FESTIVAL: 50€ (*)
BILHETE POR SESSÃO: 5€
BILHETE PARA ESTUDANTES: 2€
>65, CARTÃO PORTO. E TRIPASS: 3,5€
SILLYSEASON: FORA DE CAMPO: 10€
FÓRUM DO REAL, MASTERCLASSES, LABCEUTA, CASA COMUM E HAPPY HOURS: Entrada livre.
Bilhetes disponíveis em ticketline, BOL e no site: portopostdoc.com
Os bilhetes com desconto estão disponíveis exclusivamente nas bilheteiras físicas dos vários locais;
*O passe do festival garante o acesso a todas as sessões de cinema do Porto/Post/Doc e à programação de Há Filmes na Baixa! em 2023. Este passe é válido por 12 meses a partir da data de compra. Os lugares reservados em sala para portadores do passe do festival são limitados.