Quantcast


Pulsar Emula Lendário Delay de Disco dos Pink Floyd

Pulsar Emula Lendário Delay de Disco dos Pink Floyd

Nero

O Binson Echorec 2 tem as suas raízes na engenharia da década de 60 e foi decisivo no som da década de 70, principalmente no catálogo dos Pink Floyd nessa época.

Essa unidade foi agora emulada pela Pulsar, uma nova marca criada por engenheiros com passado em empresas como a Arturia, Eiosis ou Slate Digital , entre outras.

O Echorec 2 usava um disco magnético de design especialmente criado para si, em vez da habitual fita, como em unidades tão famosas como o Roland Space Echo, para imprimir e reproduzir os sinais. Também estava equipado com válvulas, que também foram objecto de emulação neste plugin.

Uma função que a Pulsarn inseriu no seu Echorec virtual e não existe no original é o “Off mode”, que desactiva o som do delay e permite ouvir-se apenas o som dos circuitos e do disco magnético. A Pulsar refere que este modo de operação é óptimo para criar saturação no som.

Outras características do plugin são a recriação do efeito criado quando um utilizado pressiona disco com o dedo, como sucede quando se pressiona a fita clássica, e o controlo Stereo Drift, que aumenta a largura do espectro stereo.

Exemplar de um Echorec 2 original.

vO Echorec (VST2, VST3, AU, AAX) está disponível no website da Pulsar, onde vale actualmente €69 (preço de lançamento) e irá depois fixar-se em €99.