Quantcast
Porto/Post/Doc: Para celebrar os 50 anos do Hip Hop, o festival criou um programa especial

Porto/Post/Doc: Para celebrar os 50 anos do Hip Hop, o festival criou um programa especial

Comunicado de Imprensa

Está lançado o programa final para a décima edição do Porto/Post/Doc.

Entre os dias 17 e 25 de Novembro, o festival Porto/Post/Doc traz à cidade mais de 130 filmes que procuram, inequivocamente, reflectir os dias de hoje, apresentando ao público da cidade do Porto um olhar contemporâneo e multifacetado sobre o mundo. Um programa que pretende afirmar o papel da arte enquanto elemento fundamental na vida dos cidadãos, e ser um ponto de partida para uma discussão alargada sobre a cidade, a memória coletiva, o mundo do trabalho, as fronteiras, o meio ambiente, a transformação das instituições, as suscetibilidade à manipulação, o acesso à justiça (ou a falta dela), à educação e à saúde.

Um dos destaques deste ano do Porto/Post/Doc, é a celebração do 50º aniversário do nascimento do Hip Hop. Acompanhando o ano em que se celebram os 50 anos do Hip Hop, o festival criou um programa especial dedicado ao tema. Na sala de cinema, um programa de filmes que revisita a história do género nas suas múltiplas facetas, com exibição do incontornável “Style Wars”, “Stretch and Bobbito: Radio That Changed Lives”, “Lil Peep. Everybody’s Everything”, entre outros. “Hip Hop 50: Uma Celebração integra ainda duas conversas: Palavras que transformam com Capicua, Fábio Silva e Rui Miguel Abreu e Nó das Antas: por onde anda o Hip Hop portuense, com Ace, Maze, André Carvalho e Ricardo Farinha, conversa realizada em diálogo com a exibição do documentário: “Não se Consegue Criar o Mundo Duas Vezes” de Catarina David e Francisco Noronha. Este programa organizará ainda a dia 18 de novembro, uma BLOCK PARTY na Garagem Passos Manuel, com atuações de D-One, Serial e Redoma.

Relembramos que a programação da competição Transmission apresenta um total de 10 filmes que pretendem lançar novos olhares sobre a vida e obra de artistas que marcaram os movimentos culturais dos últimos anos. Combinação improvável e irresistível: o universo musical de José González, o cantautor indie folk sueco, e o humor negro e surreal da equipa que fez “O Triângulo da Tristeza”, de Ruben Östlund. A partir de episódios reais de surtos psicóticos vividos por aquele que é um dos músicos suecos mais internacionais, “A Tiger in Paradise” é um filme sobre a intimidade e a procura de um caminho de equilíbrio.

Realizado por Ian White, “Mutiny in Heaven” conta a história da ascensão, pico e colapso dos The Birthday Party, banda fundada por Nick Cave e Rowland S. Howard. Fazendo uso das palavras do grupo, “Mutiny in Heaven” compila entrevistas exclusivas, arquivos raros, faixas inéditas, filmagens de estúdio, animação e conteúdo multimédia – numa reveladora retrospetiva dos seus principais membros, origens, sonhos, esperanças e motivações.

Mas há muito mais por descobrir em toda a programação que pode ser consultada em www.portopostdoc.com.