A Esperada Volta de Stromae
O aclamado artista, escritor, performer, produtor, designer e diretor belga, Stromae, lançou o seu aguardado terceiro álbum de estúdio, “Multitude”.
As 12 músicas foram compostas por Stromae, produzidas pela sua gravadora Mosaert, e conta com os já favoritos “Santé”, “L’enfer”, assim como o seu novo single “Fils de Joie”. Multitude está disponível nos formatos digital, CD e vinil, incluindo uma versão especial para D2C.
“Multitude” chega após um período de pausa forçada dos cenários. Com essa pausa veio a licença compulsória e os seus aspectos positivos: se estabelecer, levar uma vida mais tranquila e estruturada, mais próximo da família, tornar o trabalho excitante novamente, ampliar as suas fontes de inspiração e, acima de tudo, fazer valer a pena o que aconteceu, reinvestindo os dividendos dessa fase desafiadora e criando novas músicas. Aos 37 anos, o artista voltou a decolar, voltando aos palcos, pela primeira vez em sete anos, para três “previews” em Bruxelas, Paris e Amsterdão. A ideia era apresentar o sucessor do seu álbum “Racine Carrée” (2013, o da consagração). Faz as tuas apostas esportivas legais no Brasil de forma segura e ganha dinheiro real.
“L’enfer ” (Inferno), título já revelado, permite-lhe exorcizar o buraco que viveu. E “Invaincu”, a faixa de abertura, gravada e em palco para quem a viu, atesta a sua volta à forma, a exaustão enviada à tela e a ambição redescoberta.
Stromae foge da armadilha do álbum-terapia, afastando-se dos seus tormentos passados, para se tornar um narrador, a variar as narrativas. Como em «Riez» onde se confrontam os sonhos de um cantor -ser reconhecido e rico- e os de um migrante -papel e comida-. Ou como em “Fils de joie” onde empresta a sua voz ao filho de uma prostituta diante de um cliente, um policial e um proxeneta.
«Os assuntos que estão longe de si mesmo, às vezes é mais fácil falar sobre eles. Veio de um programa de televisão francês, que naquele dia recolheu os depoimentos de filhos de trabalhadoras sexuais, fiquei realmente comovido com a violência do que eles estavam vivenciando», conta a artista.
Longe de qualquer auto piedade egocêntrica, Stromae aproveitou esse tempo para se identificar com os outros, colocando-se no lugar deles. Os homens instáveis em La Solassitude e Mon Amour, o filho da prostituta em Fils de Joie, os protagonistas deprimidos e suicidas em Mauvaise Journée e L’Enfer, o casal estranho em Pas Vraiment, as pessoas invisíveis em Santé, as mulheres que sofrem de Statement; Ele abraça a todos com bondade e altruísmo, proporcionando a cada um deles um retrato comovente. Ao fazê-lo, dá ao título “Multitude” uma ressonância profunda, a mesma veiculada por Walt Whitman no seu poema, do qual Stromae poderia partir: “Sou grande, contenho multidões, sou de todas as sombras e castas, de todas as classes e religiões”.
“Multitude” é uma janela ao mundo, para as pessoas, e um raro momento de comunhão e prazer de compartilhar. Uma alquimia de opostos, moldada pela vontade de testemunhar sem julgamento ou desprezo a condição humana em toda a sua diversidade, e pelo desejo de explorar a vida dos outros, por vezes a própria (Que du bonheur sobre a paternidade, Invaincu about healing ). Multitude é a maneira de Stromae explorar o mundo, mantendo-se firmemente ligado às suas raízes.
No mês passado, Stromae também anunciou uma turnê norte-americana que inclui uma data no lendário Madison Square Garden, onde Stromae fez história ao ser o primeiro artista de língua francesa a esgotar o seu show em 2015.
Em outubro de 2021, Stromae fez o seu retorno surpresa com Santé, que acumulou mais de 100 milhões de streams e 23 milhões de visualizações no YouTube. Em dezembro, ele fez a sua estreia na televisão no The Tonight Show de Jimmy Fallon.
Em janeiro, Stromae lançou o seu segundo single, “L’enfer” (O Inferno), um talismã para combater pensamentos sombrios, onde Stromae habilmente manipula um espectro de emoções, a explorar os temas mais íntimos de suicídio e depressão. A música estreou ao vivo no canal de notícias TF1, onde Stromae criou um momento de performance real na TV ao vivo e surpreendeu os espectadores ao responder a última pergunta com as linhas de abertura de ‘L’enfer. Ele então passou a tocar a música completa enquanto estava sentado na mesa de notícias.