Quantcast
A Filho Único – Associação Cultural promove Noites de Verão cheias de ritmo e gratuitas

A Filho Único – Associação Cultural promove Noites de Verão cheias de ritmo e gratuitas

Comunicado de Imprensa

Conhece a programação do ciclo Noites de Verão que decorre em Julho em Lisboa.

As Noites de Verão tomaram forma como um ciclo de concertos ao ar livre e de entrada livre em Lisboa, iniciado pela Filho Único em 2009 em parceria com o Museu Nacional de Arte Contemporânea. Evoluiu para um programa de música que integra propostas de residências artísticas, uma mostra de valores emergentes no campo da música ambiental, e na edição de 2022 apresentou pela primeira vez uma instalação sonora em formato Ambisonics, em colaboração com a Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.

Actualmente a produção do evento é assinada em colaboração com a EGEAC, as Galerias Municipais e o MNAC, contando ainda com o apoio do Goethe-Institut de Lisboa e da Câmara Municipal de Lisboa.

A música, entre outras coisas, é um trabalho criativo que tem a capacidade de confrontar esse outro lado da sociedade digital, degenerativo do pensamento crítico, obliterador da contemplação, promotor da automatização humana.

O programa das Noites de Verão 2023 é uma convocação de espíritos e mentes inquisitivas e audaciosas, cujo trabalho explora questões de auto-defesa e resiliência individual e comunitária face às aflições multifacetadas do nosso tempo, do capital internacionalizado à extracção comercial, e as suas afectações desde logo na identidade cultural local.

O programa tomará lugar todas as Quintas e Sextas-feiras de Julho ao final da tarde, com concertos no Jardim das Esculturas no MNAC e no Jardim das Galerias Municipais – Galeria Quadrum, respectivamente.

Na abertura no MNAC, com o apoio do Goethe-Institut de Lisboa, acolheremos o regresso a Portugal de Mohammad Reza Mortazavi, virtuoso percussionista Iraniano sediado em Berlim, que revolucionou a técnica dos tambores de mão persas tradicionais.

Na Quadrum destacamos a estreia nacional do celebrado rapper progressista norte-americano MIKE; a residência Encontros de Música Nova, reunindo o histórico Grupo de Música Contemporânea de Lisboa e 4 jovens compositores nacionais de música exploratória: Adriana João, FARWARMTH, Joana de Sá e Miguel Abras; a interpretação pela israelita Maya Dunietz do maravilhoso repertório para piano da cenobita etíope Emahoy Tsegué-Maryam Guèbrou.

O concerto final no MNAC caberá ao telúrico ensemble de vozes LEIDA, conduzido por Mariana Dionísio, uma das mais activas figuras da nova geração do jazz nacional.

Todos os eventos decorrem às 19h30 e são de entrada livre mediante ordem de chegada e até à lotação dos espaços. Mais informações em www.noitesdeverao.pt.

PROGRAMAÇÃO

6 de Julho, 19h30
Mohammad Reza Mortazavi
Jardim das esculturas do MNAC

7 de Julho, 19h30
MIKE
Jardim das Galerias Municipais – Galeria Quadrum

13 de Julho, 19h30
Romeu Bairos
Jardim das esculturas do MNAC

14 de Julho, 19h30
Encontros de Música Nova com GMCL e Adriana João,
FARWARMTH, Joana de Sá e Miguel Abras
Jardim das Galerias Municipais – Galeria Quadrum

20 de Julho, 19h30
Mbye Ebrima & Rita Silva **nova criação**
Jardim das esculturas do MNAC

1 de Julho, 19h30
Maya Dunietz interpreta Emahoy Tsegué-Maryam Guèbrou
Jardim das Galerias Municipais – Galeria Quadrum

27 de Julho, 19h30
Arianna Casellas e Kauê
Jardim das esculturas do MNAC

28 de Julho, 19h30
LEIDA
Jardim das Galerias Municipais – Galeria Quadrum