ÁGORA volta a ocupar o Castelo de Leiria em Setembro e Outubro
Após um primeiro fim-de-semana de ÁGORA com concertos de Marta Pereira da Costa, Angelica Salvi e La Familia Gitana, seguem-se mais dois fins-de-semana de programação multidisciplinar a dialogar com um dos ícones do património histórico-cultural da cidade, o Castelo de Leiria.
ÁGORA é um projeto cultural, que ao longo de três fins de semana, propõe um programa de música, artes performativas, instalações artísticas e ativa uma fruição e reflexão do património (i)material no seio do Castelo de Leiria. Cruza a memória, o presente e o que há-de vir através da exploração de diversos territórios artísticos, das artes performativas à música, das artes visuais à instalação.
A 7 de setembro, arranca com o concerto de Julius Gabriel, saxofonista alemão que se dedica à improvisação e à música contemporânea, numa mistura de percussão de dedos no saxofone com um sussurro contínuo de sirene que emana do instrumento, provocando euforia, medo e satisfação ao mesmo tempo.
Na Igreja da Pena, teremos um concerto especial de Niño de Elche & Raül Refree, dois alquimistas do som, músicos que têm modernizado os códigos do flamenco e colaborado com artistas como Rosalía. C. Tangana, Rodrigo Cuevas, entre outros.
O dia encerra com Marina Herlop, compositora, vocalista e pianista catalã, formada em conservatório, que canalizou o seu ambiente de forma verdadeiramente pós-humana, realizando acrobacias vocais “alienígenas”, inspirando-se na música do sul da Índia, enquanto planta uma diversidade de sementes sonoras que florescem brilhantemente no seu sumptuoso jardim de composições quiméricas.
A multi-instrumentista Surma e a pianista e compositora Inês Condeço, ambas Leirienses, são convidadas para realizar uma residência artística e apresentar os seus universos sonoros, no domingo 8 de Setembro.
A par da programação de música, no domingo haverá ainda propostas para os mais novos com a oficina e concerto do projecto A Música Dá Trabalho. Na primeira parte da atividade são montadas cinco estações de trabalho representativas de profissões da área da música e, no final, há um pequeno showcase de músicos de diferentes projetos da Omnichord que tocam versões da discografia, num espetáculo didático e interativo com o público presente.
No espaço subterrâneo das Cisternas, inaugura a instalação artística Thalassa, uma instalação site-specific dos artistas multidisciplinares Ângela Bismarck e Diogo Mendes, que propõe mapear o vazio, o incógnito e o etéreo.
Através da imagem, ou da sugestão da mesma, o duo caminha nas margens da matéria concreta, explorando e anatomizando o que está para lá do infinito. Thalassa é a estreia da colaboração entre os dois artistas, numa fusão entre as suas práticas, vídeo arte e design de iluminação respectivamente.
O bilhete habitual do Castelo de Leiria garante o acesso às atividades do ÁGORA, com lotação limitada à capacidade dos espaços. A compra do mesmo será feita diretamente no Castelo.
O acesso ao castelo é gratuito para residentes no concelho de Leiria mediante apresentação de comprovativo de morada e identificação.
PROGRAMAÇÃO
7 de setembro
Ângela Bismarck & Diogo Mendes – Thalassa – Instalação
17h – Julius Gabriel – Concerto
18h – Niño de Elche & Raül Refree – Concerto
19h – Marina Herlop – Concerto
8 de setembro
Ângela Bismarck & Diogo Mendes – Thalassa – Instalação
15h30 – A Música Dá Trabalho – Oficina Infanto-juvenil* (atividade com inscrição)
17h00 – A Banda d’A Música Dá Trabalho – Concerto
18h00 – Surma & Inês Condeço – Concerto