Álbum de country de Brian Wilson que esteve perdido durante décadas vai ser lançado
O álbum foi gravado nos anos 70 e conta com as vozes de Fred Vail, ex-manager dos The Beach Boys.
O álbum de country que Brian Wilson gravou nos anos 70 e que esteve perdido durante décadas vai finalmente ver a luz do dia.
De acordo com a Rolling Stone, o álbum, que conta com as vozes de Fred Vail, ex-manager dos The Beach Boys, intitula-se “Cows in the Pasture” e será editado em 2025.
Segundo a história, Wilson apresentou o conceito do projecto a Vail em 1970. «Disse-lhe: “Escreveste alguma música country?“», Vail contou à Rolling Stone. «E ele respondeu: “Bem, não.” e eu disse: “Tens alguma ideia de quem gostarias de usar como músicos?” Ele retorquiu: “Bem, não. Só trabalhei com a Wrecking Crew na maior parte do tempo. Tu encontras as músicas. Selecionas os músicos. Entramos no estúdio de Wally Heider. Começamos a trabalhar no álbum.»
O trabalho de “Cows in the Pasture” foi feito em paralelo com “Sunflower” (1970) dos The Beach Boys e Wilson e Vail até gravaram esboços de 14 músicas ao lado de músicos de estúdio como o guitarrista James Burton, o pianista Glen D. Hardin e o guitarrista de steel guitar Red Rhodes. No entanto, Wilson abandonou o projeto antes de Vail ter tido a oportunidade de gravar as vozes de forma adequada.
«Não chegámos a gravar as vozes para ficarem», lembrou Vail. «Eram principalmente esboços de vozes que nunca concluímos. Não houve vozes de fundo nem harmonias. Foi muita instrumentação. E quando o Brian perdeu o interesse, eu simplesmente segui em frente.»
As fitas acabaram depois por ir parar ao cofre dos escritórios The Beach Boys e por lá permaneceram esquecidas e/ou perdidas durante décadas. Agora, passado mais de cinco décadas, Vail recuperou “Cows in the Pasture” com a ajuda do produtor Sam Parker, de Nashville, e uma lista de estrelas convidadas lideradas por “lendas da música country”, bem como “lendas do rock & roll, country contemporâneo e estrelas pop”. Por enquanto, Vail está a manter tudo em segredo, mas mencionou o envolvimento de T Bone Burnett. Quanto a Brian Wilson, este apenas disponibilizou-se para colaborar como produtor executivo e contribuirá com as vozes para uma das músicas. «O Fred sempre amou música country e ele era um fã do rodeo», disse Wilson à Rolling Stone. «Ele é incrível, um promotor incrível, e estou feliz que o seu álbum esteja a ser lançado.»
O objectivo de Vail é acompanhar o lançamento de “Cows in the Pasture” com um documentário de quatro partes onde mostra o behind the scenes da gravação do álbum.