Quantcast
Alice Cooper vai reeditar “Killer” e “School’s Out” em versões deluxe

Alice Cooper vai reeditar “Killer” e “School’s Out” em versões deluxe

Rodrigo Baptista

As novas edições dos álbuns clássicos editados em 1971 e 1972, respetivamente, vão conter gravações raras e concertos inéditos e reproduzem fielmente as embalagens com os seus brindes originais.

O rei do shock rock Alice Cooper anda a preparar uma série de reedições que certamente deixaram todos os fãs com água na boca. “Killer” (1971) e “School’s Out” (1972) são os primeiros contemplados a receber as novas edições expandidas.

As reedições estão planeadas para serem lançadas a 9 de Junho via Rhino nos formatos 2CD e 3LP e contarão com áudio remasterizado das faixas originais do álbum, gravações raras e concertos inéditos da época. Como teaser, foi divulgada uma versão ao vivo de “Be My Lover” gravada num concerto em Miami em 1972, que podes ouvir em baixo.

A edição deluxe de “Killer” apresenta três versões de estúdio alternativas de “You Drive Me Nervous”, “Under My Wheels” e “Dead Babies” e contém ainda uma gravação ao vivo inédita da apresentação da banda no Mar Y Sol Pop Festival em Porto Rico a 2 de abril de 1972 – alguns meses antes de Alice Cooper entrar em estúdio para gravar “School’s Out”.

«Ouvir novamente o “Killer” depois de todos estes anos para escrever estas notas foi gratificante porque, tal como os Beatles e Elvis, é gratificante perceber que acabei por “desperdiçar” a minha vida em algo que (…) foi realmente óptimo», escreve o ex-editor da Creem, Bill Holdship. «Cinquenta anos depois, “Killer” continua a ser um disco de rock ‘n’ roll perfeito.»

Quanto à versão deluxe de “School’s Out”, a lista de faixas original é reforçada pelas versões individuais de “School’s Out” e “Gutter Cat vs. The Jets” e duas faixas inéditas: uma versão alternativa de “Alma Mater” e uma demo de “Elected”, que mais tarde apareceria em “Billion Dollar Babies” de 1973. Um set ao vivo inédito também está incluído, este gravado no concerto mencionado em Miami a 27 de maio de 1972 – apenas algumas semanas antes das sessões da “School’s Out”.

Mas as surpresas não ficam por aqui, isto porque os fãs de Cooper e colecionadores de discos ficarão ainda mais felizes ao saberem que as edições em vinil de cada reedição reproduzirão a embalagem dos LPs originais. Para “Killer”, isso significa que a capa dobrável abre-se para revelar um calendário destacável de 1972 com uma foto de Cooper na forca. Enquanto a capa de “School’s Out” volta a representar o design de uma carteira escolar de madeira, que se abre para revelar o disco embrulhado numas cuecas. Ainda nos anos 70 Alice Cooper parou de incluir as infames cuecas na embalagem do vinil após se gerar uma controvérsia sobre se estas eram feitas ou não de um material inflamável. ​​O que é certo é que o par na reedição felizmente não apresenta risco de incêndio.

Entretanto, as pré encomendas para as reedições deluxe de “Killer” e “School’s Out” já estão a decorrer no site da Rhino.

Em baixo podes ouvir a versão ao vivo de 1972 de “Be My Lover” e conferir os itens presentes nas duas reedições.