American Head dos Flaming Lips já disponível em streaming
Os Flaming Lips lançaram o seu novo álbum, American Head e partilharam-no através da Apple Music e do Spotify.
“American Head” é o 21º disco dos psycho-rockers de Oklahoma e sucede a “King’s Mouth”, de 2019 e do seu álbum de colaboração com Deap Valley do início deste ano. Como o título indica, este disco representa o abraço dos Flaming Lips à sua identidade como banda americana. Quando anunciaram o álbum, em Junho, o frontman Wayne Coyne publicou um pequeno ensaio sobre como sempre consideraram a sua base de origem como “Earth”, mas que queriam ver o que aconteceria quando canalizassem conscientemente o chamado rock ‘n’ roll tradicional americano.
Todos os muitos singles do álbum – “Dinosaurs On The Mountain”, “My Religion Is You”, “You n Me Sellin’ Weed”, “Mother Please Don’t Be Sad” e “Will You Return / When You Come Down” – sentem-se um pouco mais presos à música de raiz americana do que algum do seu material mais antigo. Mas o disco como um todo é inconfundivelmente Flaming Lips, até mesmo as colaborações de Kacey Musgraves em “Flowers Of Neptune 6” e “God and the Policeman”.
Em declarações à SPIN, Coyne falou sobre a sua ideia maluca de como imaginava que o disco soaria: “Fantasiei com “O que teria acontecido ao Tom Petty e aos amigos se tivessem encontrado os meus irmãos mais velhos e os seus amigos realmente drogados, e se todos eles se tivessem enfiado em heroína e não tivessem acabado por se tornar o Tom Petty e os Heartbreakers, e em vez disso tivessem feito música com saudades de casa? Quanto mais pensava nisso, mais pensava: “Meu, isso seria um grande disco“.
Coyne revelou ainda que a banda está a tentar encontrar soluções para dar vida ao seu espectáculo ao vivo, apesar da pandemia em curso.