Amplifest Adiado Para 2022 (e Aumentado em 3 Dias)

Amplifest Adiado Para 2022 (e Aumentado em 3 Dias)

Redacção
Pedro Roque

O festival da Amplificasom, como tantos outros, salta mais doze meses no calendário. Em 2022, em vez de três dias, serão seis dias de Amplifest, em dois fins-de-semana seguidos no Hard Club, no Porto.

Era quase inevitável, ainda que a organização se mantivesse bastante optimista. Mas o Amplifest foi mesmo adiado. Assim, em Outubro de 2022, o Amplifest voltará a fazer do Hard Club no Porto o ponto de encontro para melómanos de todo o mundo. O festival que desde 2011 se assume como uma experiência de descoberta dos espaços mais negros e transgressores da música de peso contemporânea realiza-se em dois fins-de-semana. O primeiro nos dias entre 7, 8 e 9 de Outubro e o segundo nos dias 13, 14 e 15 de Outubro.

«A decisão, inevitável, resulta da confluência de um conjunto de circunstâncias que tornam impossível a realização do Amplifest dentro do quadro de exigência e qualidade que a Amplificasom tem vindo a cimentar ao longo da sua década de existência. Os sucessivos adiamentos de tours de bandas confirmadas para o evento, a ausência de alternativas em linha com a identidade de programação do evento, as incertezas sobre as regras a aplicar ao sector e sobre o desenvolvimento da pandemia são os pontos principais apontados pela organização para a tomada desta decisão.», explica a Amplificasom em comunicado.

O Amplifest 2022 vai, pela primeira vez na sua história, ocupar dois fins-de-semana. O primeiro, a ter lugar entre 7 e 9 de Outubro, respeitará, no possível, o alinhamento anunciado e esgotado para este ano. Confirmados estão já: Amenra, Caspian, Cult of Luna, Elder, Holy Fawn, Irist, Jo Quail, Oranssi Pazuzu, Pallbearer e Telepathy.

A novidade, o FDS2, terá lugar entre os dias 13 e 15 de Outubro, também no Hard Club do Porto e conta já com uma confirmação de peso: o regresso (em data única em Portugal) dos Godspeed You! Black Emperor!. Não é apenas um dos regressos mais esperados: é o mais urgente de todos. Ainda que o fim-dos-tempos seja a linha mestra das nebulosas elegias neoclássicas dos Godspeed You! Black Emperor, estas carregam consigo também a esperança, o sonho, a vida.

Donos de uma discografia que é um marco incontornável para qualquer melómano – onde se encontram obras como F# A# ∞, Lift Your Skinny Fists Like Antennas to Heaven ou Yanqui U.X.O. – os canadianos estão também de regresso às edições; com o selo da sua eterna Constellation Records, G_d’s Pee AT STATE’S END! é mais um disco vital, oportuno e implacável. Os Godspeed You! Black Emperor apresentam-no no segundo fim de semana de Amplifest 2022.

No que toca a bilhetes, a Amplificasom dará um período de 14 dias úteis para pedidos de devolução a todos os portadores de bilhetes para a edição 2021. A mesma deverá ser feita, de 11 a 28 de Outubro de 2021, através da See Tickets.

Os portadores de bilhetes para a edição 2021 que pretendam fazer transitar o mesmo para 2022 não terão de fazer nada, ficando o bilhete automaticamente válido para o primeiro fim-de-semana de programação, ou seja, o FDS1. Aos portadores de bilhetes para a edição de 2021 do festival que decidam mantê-lo será dada ainda a possibilidade de compra de bilhetes para o FDS2 a um preço promocional de 90 euros, entre 15 de Junho a 15 de Agosto (sujeitos ao stock disponível).

À venda estão os passes para o FDS2 do Amplifest 2022, pelo valor de 115€ no site https://amplificasom.seetickets.com/. Serão também disponibilizados, em número extremamente limitado, passes gerais para os dois fim-de-semana pelo valor de 205€. Novidades sobre a programação serão reveladas ao longo dos próximos meses. Mais informações no site do evento.

Enfrentamos tempos de incerteza e a imprensa não é excepção. Ainda mais a imprensa musical que, como tantos outros, vê o seu sector sofrer com a paralisação imposta pelas medidas de combate à pandemia. Uns são filhos e outros enteados. A AS não vai ter direito a um tostão dos infames 15 milhões de publicidade institucional. Também não nos sentimos confortáveis em pedir doações a quem nos lê. A forma de nos ajudarem é considerarem desbloquear os inibidores de publicidade no nosso website e, se gostam dos nossos conteúdos, comprarem um dos nossos exemplares impressos, através da nossa LOJA.
EGITANA