Quantcast
Ana Lua Caiano na KEXP, famosa rádio alternativa de Seattle

Ana Lua Caiano na KEXP, famosa rádio alternativa de Seattle

Comunicado de Imprensa

Ana Lua Caiano encabeça a lista das maiores revelações da música contemporânea portuguesa.

Ana Lua Caiano editou recentemente o seu primeiro álbum “Vou Ficar Neste Quadrado”. Para além das boas críticas nacionais está a dar nas vistas internacionalmente. A 9 de Dezembro de 2023, Caiano gravou, a convite da KEPX, um conjunto de sete canções no Conservatoire de Rennes Auditorium em Rennes, França, no âmbito do Festival Rencontres Trans Musicales 2023. Agora, o canal de Youtube da rádio partilhou na íntegra o resultado dessas sessões.

A rádio americana KEXP e os Rencontres Trans Musicales partilham a sua posição de vanguarda e de exploração no campo da música contemporânea. Desde 2016, o festival é uma oportunidade para a equipa do famoso meio de comunicação de Seattle pisar o solo de Rennes para descobrir novos artistas. Em 2023, a rádio filmou 14 sessões ao vivo, de bandas confirmadas na 45ª edição do festival, incluindo a portuguesa Ana Lua Caiano.

«Um tambor, um sintetizador, palmas e uma estação de loop para repetir em ciclo as suas faixas sonoras: é tudo o que a músico Ana Lua Caiano precisa para construir canções em tempo real durante os seus concertos. Uma verdadeira banda de uma mulher só, a artista portuguesa, que se apresentou no Ubu durante os últimos Rencontres Trans Musicales, oferece uma eletrónica-folk tingida com a música tradicional do seu país», é assim que é descrita a artista portuguesa pelo Trans Musicales.

A jornada artística de Ana Lua Caiano ainda é relativamente recente, em 2022 editou o seu primeiro EP “Cheguei Tarde a Ontem”, em 2023 surpreendeu com “Se Dançar É Só Depois”.

“Vou Ficar Neste Quadrado”, o seu primeiro longa duração foi editado em Março. Partindo da raiz e da tradição melódica portuguesa, junta-se depois uma construção sonora através de sintetizadores e loop stations, naquelas que são as canções mais desempoeiradas e dançáveis da sua ainda breve carreira.

Desde novembro de 2023 que o disco tem vindo a ser desvendado, com o lançamento do primeiro single “Deixem o Morto Morrer”. De seguida, Ana Lua Caiano entrou de pé direito em 2024 com o lançamento de “Vou Ficar Neste Quadrado” e o mais recente single “O Bicho Anda Por Aí”. A estes três temas juntaram-se outras 9 faixas.

As letras de Caiano são dos elementos mais expressivos e centrais do disco, falam-nos de medos, amores, ilusões, trabalho, precariedade, saúde mental, ansiedade e tantos outros mundos e realidades.

“As letras das minhas canções podem parecer por vezes muito pessoais, mas a maioria delas são histórias que inventei a partir de situações, notícias, conversas que vou ouvindo e testemunhando no dia a dia. Algumas canções são observações sobre a vida, como a que dá título ao disco que aborda o facto de cada um de nós estar preso à sua própria forma geométrica, preso ao seu próprio quadrado, preso à sua rotina”, refere a artista.

O disco “Vou Ficar Neste Quadrado” foi editado pela editora alemã Glitterbeat e a partir do dia 5 de abril a versão em CD e Vinil chega às lojas portuguesas e podem ser adquiridos nos locais habituais como FNAC e lojas de retalho de discos.

Os concertos de apresentação do disco já estão anunciados, a primeira data é a 5 de abril, no Plano B, no Porto e depois a 11 de abril, no B.Leza, em Lisboa.

Carrega no play para ouvir “Olha Maria”, “Adormeço Sem Dizer para Onde Vou”, “Dói – Me a Cabeça e o Juízo”, “Sai Da Frente”, “Vou Passar Mão na Mão” e “Deixem O Morto Morrer”.

 


arda