Quantcast
Os Maiores Benefícios de Aprenderes a Tocar Piano

Os Maiores Benefícios de Aprenderes a Tocar Piano

Redacção

Mesmo que não queiras seguir música profissionalmente, aprender a tocar piano é uma das atividades com mais benefícios.

Albert Einstein, Marie Curie, Thomas Edison: estas importantes figuras da história têm algo em comum (além da ciência, claro) – todas tocavam piano. Aprender música é uma das principais maneiras de exercitares as tuas capacidades motoras e cognitivas. O piano, especialmente, é uma ótima introdução ao mundo da música e permite uma clara explicação das notas, escalas, tons e meio-tons. Além de ser particularmente divertido estudar um instrumento – especialmente recompensador quando finalmente consegues ultrapassar aquela passagem desafiante que parecia impossível à primeira – é uma atividade que melhora substancialmente a memória, atenção, fala, linguagem, habilidades espaciais e matemáticas, e até mesmo a capacidade de exprimir emoções.

Não existe uma idade certa para se começar a aprender música – para as crianças, é particularmente importante desenvolver capacidades como a linguagem e o raciocínio, mas a diversão deve sempre ser a palavra-chave. Em idade adulta, pode parecer mais desafiante aprender um instrumento do zero, precisamente pelas expectativas depositadas na fase de aprendizagem, em que os adultos normalmente exigem resultados demasiado rápido. No entanto, a música não tem idades e muitas vezes é no processo de aprendizagem que está a magia e onde se passam os melhores momentos.

Nos dias correntes, estamos rodeados de uma série de ferramentas de aprendizagem que nos induzem a melhores resultados mais rapidamente. Se queres aprender a tocar no conforto da tua casa, a tecnologia audiovisual está ao nosso dispor no auxílio do ensino de um instrumento como o piano, como é o caso da aplicação “Piano Partner” da Roland. Esta aplicação dispõe de uma série de recursos que asseguram que o processo de estudo seja tudo menos aborrecido, além de que podes interagir em tempo real com o teu piano Roland (como é o caso do Go:PIANO61 e o Go:PIANO88) para um processo de aprendizagem divertido e dinâmico. A Roland disponibiliza ainda outras aplicações, como a  Piano Every Day e a Piano Designer compatíveis, por exemplo, com o campeão de vendas FP-30X. Confere alguns dos benefícios resultantes da aprendizagem de piano:

Aprender Piano Transforma o Cérebro | Está provado cientificamente que aprender a tocar piano ou música em geral, provoca novas ligações sinápticas – a neuroplasticidade é a capacidade do cérebro de mudar de forma e de função especificamente quando estimulado pela actividade física ou mental. Ao tocares uma peça no piano, estás a acrescentar novas ligações neurais, que preparam o cérebro para outras formas de comunicação.

Melhoria na Memória e Habilidades Cognitivas | Ao tocar um instrumento como o piano, utilizamos dois hemisférios cerebrais: a parte lógica (hemisfério esquerdo) e a parte criativa (hemisfério direito). Este trabalho cerebral tem um efeito direto nos processos de memorização, mudando a forma como memorizamos as informações – ao começar as aulas de um instrumento, decorar passagens ou encontrá-las na partitura é algo complicado, mas com o tempo torna-se algo natural e intuitivo.

Tratamento de Doenças Degenerativas | Tanto a prática de aprender piano como apenas ouvir peças musicais com o som do instrumento têm vantagens no tratamento de doenças degenerativas, tais como o Parkinson, Alzheimer, cancro em diferentes estágios e também em pacientes em recuperação de acidente ou remoção de tumores. Da mesma forma, o contato com o piano é indicado para indivíduos com problemas cognitivos, psicológicos ou de aprendizagem.

Estimula a Motivação e a Criatividade | Aprender a tocar um instrumento é um grande desafio e ideal para desenvolver a motivação e perseverança necessárias para superar as tuas capacidades de aprender, de ouvir, a habilidade motora, de romper com ciclos de insegurança e inatividade quotidiana. Com a constante evolução e por se tratar de um instrumento com resultados relativamente rápidos e visíveis, tocar piano estimula a tua capacidade de foco e atenção, provocando um aumento da criatividade e imaginação. Permite-te improvisar perante um peça musical existente e desenvolver o teu estilo e carácter próprio, ou compor uma música completamente nova. O piano é uma verdadeira linguagem universal que possibilita a interação social e promove um aumento na auto-estima.

Aumento da Qualidade de Vida e Saúde | Não existe (ainda) um soro da juventude. No entanto, o piano pode tornar-se uma alternativa com resultados bastante visíveis. Em idade adulta, aprender piano pode atrasar o processo de envelhecimento – a glândula pituitária produz uma hormona de crescimento (HgH) que ajuda a regular os fluidos corporais, o crescimento muscular e ósseo, o metabolismo, e talvez até a função cardíaca. Um estudo da Universidade de Miami indicou que os adultos (mesmo os mais velhos) que têm aulas de piano, indiciam níveis superiores de HgH. Porém, este benefício não se limita apenas às crianças – nos adultos, esta hormona sustenta níveis de energia mais elevados, aumenta a massa muscular e as funções sexuais, e diminui as dores da velhice, incluindo a osteoporose.

Coordenação Motora | Apesar de ser um instrumento altamente complexo em termos de coordenação motora, não é preciso seres ambidestro para tocar piano. Quando tocas, o cérebro ordena a cada mão para realizar acções separadas. A mão direita e esquerda estão normalmente a tocar notas diferentes ao mesmo tempo, a seguir ritmos diferentes e a moverem-se em direcções opostas. O aperfeiçoamento desta capacidade beneficia-te para além do teclado, melhorando os teus tempos de reacção e a agilidade. No entanto, esta capacidade não será imediatamente desenvolvida no teu primeiro contacto com o instrumento, mas não desmotives, pois consegues ter resultados gratificantes mesmo durante o processo de aprendizagem. Se trabalhas diariamente com escrita no computador, o piano desenvolve também a rapidez nas teclas.

Intuição Espacial e Propriocepção | Os pianistas não necessitam de olhar para as teclas para saber onde elas estão. O processo de tocar piano torna-se algo natural quando o teu cérebro consegue perceber as distâncias entre as teclas e os intervalos das escalas. Com a prática, não terás de pensar duas vezes que nota tocar a seguir, em que direção deves deslocar a mão ou até a tua postura e forma como colocas os dedos nas teclas. Ao estimulares a propriocepção, os movimentos do teu corpo tornar-se-ão naturais e intuitivos, e podes sempre aplicar essa habilidade a outras atividades que não envolvam música.

Finalmente, quer tenhas seis, dezasseis, ou sessenta anos, há muitas razões para aprenderes piano – e poucas razões, se alguma, porque te deves abster. No meio de tantos benefícios intelectuais, emocionais, físicos, sociais, e pessoais, o piano é sem dúvida um catalisador de uma boa qualidade de vida.


arda