Ataque Terrorista em Concerto de Eagles Of Death Metal

Ataque Terrorista em Concerto de Eagles Of Death Metal

Nero

Presumíveis ataques terroristas tiveram lugar em Bataclan, sala que esgotou para acolher a banda de Jesse hughes e Josh Homme.

Os ataques terroristas que esta noite atingiram violentamente a cidade de Paris também chegaram à sala onde decorreu oconcerto de Eagles Of Death Metal na capital francesa. A sala Bataclan, findo o concerto, tornou-se mesmo num local onde, segundo informações recentes, terroristas estão a manter 100 reféns. Um dos nossos leitores, Marco Madeira, com família e amigos em Paris, com os quais está em contacto, dá conta de que a maioria do público conseguiu escapar pelas saídas de emergência da sala, mal ouviu os primeiros disparos. A sala, com lotação esgotada, acolhia cerca de 1000 pessoas.

https://instagram.com/zsuzsulla/

https://instagram.com/zsuzsulla/

A Associated Press faz uma contagem de cerca de uma centena de mortos em Bataclan. O The Guardian também dá conta do atentado no local do concerto e na cidade que está sob estado de emergência. Sabe-se, por fotos partilhadas em redes sociais, que o concerto da banda terá decorrido durante aproximadamente uma hora dentro de normalidade, com imagens publicadas nas redes sociais a dar conta de Jesse Hughes e companhia em palco – Josh Homme não se encontra em digressão com a banda. Então, segundo testemunhas que estavam no concerto, seis ou oito indivíduos entraram no espaço, munidos de kalashnikovs e abrindo fogo sobre a multidão. Os atacantes, permaneceram dois no local, acabaram por manter 100 reféns no espaço e envolveram-se em confrontos com a polícia. Nas redes sociais, algumas das pessoas retidas no local, surgiram informações aterradoras – os atacantes estavam a assassinar, um a um, aqueles que encontravam, criando um mar de cadáveres. Informações oficiais confirmam o fim do tiroteio, com a morte dos dois terroristas e a libertação dos reféns (as autoridades francesas pediram para não serem publicadas imagens desse momento). Contudo, ainda sem números oficiais, a polícia francesa fala em mais de 100 vítimas mortais…

A banda acabou de usar as redes sociais para dar conta de que ainda procura garantir a segurança de todos os músicos e técnicos, estando por localizar alguns destes últimos. Parece certo que a comitiva ainda não foi totalmente evacuada do local. O concerto de Eagles Of Death Metal em Lisboa, marcado para dia 10 de Dezembro, será a menor das preocupações nesta altura mas, de qualquer forma e especulando, qualquer efeito colateral poderá acabar por interferir com essa data.

O ataque, em conjunto com outros que tiveram lugar por toda a capital francesa, ainda não foi reinvindicado, mas a Casa Branca suspeita do envolvimento do Estado Islâmico. Os canais noticiosos da tv nacional estão a acompanhar a situação, tal como o canal France 24.