Quantcast
B Fachada, Celina da Piedade e Ana Santos no Oeiras Ignição Gerador

B Fachada, Celina da Piedade e Ana Santos no Oeiras Ignição Gerador

André Santos

O maior summit cultural, o Oeiras Ignição Gerador, regressa entre dia 17 e 20 de Maio.

Mais de 40 personalidades estarão presentes naquele que é considerado o principal summit dedicado à cultura portuguesa. O centro histórico de Oeiras será o espaço onde se irá abordar o futuro da Cultura, da Criatividade e da Inteligência Artificial num mundo em rápida mudança.

O evento, organizado pelo Gerador, tem como tema “À Beiras de um Futuro Desconhecido” e pretende promover o debate sobre o papel da cultura e da criatividade num mundo em transformação.

Tiago Sigorelho, presidente do Gerador, afirma «Quando, há três anos e em plena pandemia, criámos com a Câmara Municipal de Oeiras o summit que junta a comunidade artística e criativa anualmente, estávamos longe de imaginar o quão determinante iria ser a edição deste ano. A incerteza do futuro, com a ascensão de novas ordens políticas, as revoluções tecnológicas e a disrupção ambiental podem transformar a cultura e a sociedade. O Oeiras Ignição Gerador deste ano vai à procura de respostas para estes temas».

O Auditório Municipal Eunice Muñoz, a Galeria Verney e o Mercado de Oeiras serão o palco de diferentes personalidades de diferentes áreas culturais. Entre elas podemos encontrar Martim Sousa Tavares, Clóvis de Barro Filho, Maria de Lurdes Rodrigues, Susana Peralta e Nuno Maulide.

O Oeiras Ignição Gerador irá também apresentar o Barómetro da Cultura 2023, sendo este  estudo regular no País que avalia a percepção da população sobre o consumo de cultura e a Cabine do Futuro, ideia que resulta de um pedido do Gerador ao ChatGPT para que criasse uma iniciativa que envolva a comunidade do Festival.

O evento também conta com o concerto de alguns artistas como B Fachada, Celina da Piedade e Ana Santos. O Oeiras Ignição Gerador recebe ainda Coastel, Evaya e N▲N▼, no dia 20, às 19h, para uma sessão de Música no Mercado. Celina da Piedade e Ana Santos atuam no dia 19 de maio, às 21h30. O multi-instrumentista B Fachada fecha o summit, no dia 20 de maio, às 21h30.

B Fachada é uma figura incontornável no panorama musical português do século XXI. Compositor, multi-instrumentista e produtor, tem-se notabilizado, desde 2007, pelas suas obras que frequentemente subvertem o cânone musical. Entre formatos físico e digital, lançou cinco EP, três mini-álbuns e sete registos de longa-duração. O seu impacto conjunto testa os limites daquilo que, neste domínio, se entende por produção cultural.

Celina da Piedade é cantora, acordeonista e compositora, e conta já com uma longa carreira em torno da música folk e do património musical alentejano. A violinista e compositora Ana Santos dedica-se ao estudo da música árabe e sonoridades de várias latitudes. Juntas levam aos palcos do mundo a sua paixão pelas cores da música de raíz, tanto a nível instrumental como vocal. As suas composições dançam entre as modas do cancioneiro popular, num espetáculo marcante, rico em emoções e partilha, do qual ninguém sai indiferente.

Para ver a programação completa ou comprar os bilhetes, clica aqui. Há descontos para sócios Gerador e moradores de Oeiras.