Baixo Höfner que tinha sido roubado a Paul McCartney foi encontrado passado mais de 50 anos
O instrumento, que tinha sido roubado em 1972, foi agora encontrado num sótão.
O baixo Höfner 500/1 de 1961 que Paul McCartney utilizou em várias gravações dos The Beatles, incluindo os dois primeiros álbuns, “Please Please Me” e “With The Beatles”, foi encontrado depois de ter estado desaparecido por 50 anos.
O instrumento foi roubado numa noite em Outubro de 1972, quando estava guardado no porta-bagagens de uma carrinha estacionada em Ladbroke Grove, oeste de Londres.
«Sabíamos que estava um cadeado enorme no porta-bagagens», disse o técnico de som do Wings, Ian Horne, ao The Lost Bass Project em 2023. «Mas quando me levantei de manhã e vi a carrinha com o cadeado partido caído na estrada, eu sabia que eram más notícias. Olhei para dentro e o baixo, juntamente com outra guitarra e dois amplificadores Vox AC30 tinham desaparecido.»
Com as informações fornecidas por Horne, o The Lost Bass Project conseguiu descobrir que o instrumento tinha sido vendido ao proprietário de um pub perto de Notting Hill. Porém, novos desenvolvimentos apenas surgiram quando Scott Jones, do The Lost Bass Project, escreveu um artigo no Sunday Telegraph, a detalhar a busca e apelar para que qualquer pessoa com mais informações se apresentasse.
«O baixo perdido precisa de ser avaliado mais como um Van Gogh ou um Picasso do que apenas um instrumento», disse Nick Wass, executivo da Höfner, ao Telegraph. «Além do piano de Beethoven, nenhum instrumento no mundo pode ser comparado ao Höfner original de McCartney. Mas o verdadeiro valor está na sua história. Este é o baixo que Paul tocou em Hamburgo, no Cavern Club e em Abbey Road. É por isso que precisamos de recuperar esse baixo.»
Graças aos vários esforços, o baixo acabou por ser encontrado no sótão de um estudante de cinema que mora na costa sul da Inglaterra e que herdou o instrumento. «Eles receberam a informação e perceberam o que tinham em mãos», diz o Lost Bass Project. «Em poucos dias estava de volta a Paul McCartney!»
O baixo foi autenticado pela Höfner, e McCartney relata que está «incrivelmente grato a todos os envolvidos». Descrito como “o baixo mais importante da história”, o Höfner 500/1 de 1961 de Paul McCartney está avaliado em 10 milhões de libras (cerca de 11.7 milhões de euros).