Quantcast
Baroness editam novo álbum em 2023 e já podes ouvir “Last Word”

Baroness editam novo álbum em 2023 e já podes ouvir “Last Word”

Comunicado de Imprensa
Ebru Yildiz

Os Baroness estão de regresso com o seu muito aguardado sexto álbum “Stone”.

“Stone” é o sucessor de “Gold & Grey” editado em 2019 e chega a 15 de Setembro através da Abraxan Hymns.

«Um elemento importante nos Baroness é que não gostamos de nos repetir», explica John Baizley. «Trata-se da disposição para correr riscos. Quando era mais jovem, o objetivo da música era ser diferente, não fazer sempre a mesma coisa e não ouvir os pais nem seguir as regras. Pode parecer estranho, mas na prática, resulta. É um pouco aterrorizador chegar ao sexto disco na carreira e pensar que teremos de nos manter fiéis ao nosso histórico em vez de continuarmos a inventar. Por isso, apostámos ainda mais na invenção contínua para ver onde nos leva. Acho que este álbum reflete bem isso. “Stone” está muito mais vivo, mais direto.»

Embers
Last Word
Beneath the Rose
Choir
The Dirge
Anodyne
Shine
Magnolia
Under the Wheel
Bloom

Essa evolução voluntária levou a banda, actualmente baseada entre Filadélfia e Brooklyn, até à cidade fronteiriça de Barryville, em Nova Iorque. Optando por ser um disco produzido pela banda, os Baroness passaram um mês envoltos em pinheiros, isolados numa casa de férias que se transformou num espaço de gravação improvisado, com tetos altos, pavimentos em madeira e paredes de tijolo e vidro. Enquanto escreviam “Stone”, Baizley gravou e pré-misturou o álbum em tempo real, dando a cada música o seu próprio tratamento sonoro. Após a banda terminar de gravar as baterias, guitarras e baixo, levaram tudo de volta para cave/estúdio de Baizley para gravar as vozes, antes de entregar o álbum ao mestre da mistura Joe Barresi (Kyuss, Tool) e ao guru da masterização Bob Ludwig (Led Zeppelin, Nirvana).

«O processo de gravação foi completamente auto-contido», acrescenta Sebastian Thomsen. «O facto de sermos apenas os quatro numa casa alugada nas montanhas durante um mês resultou não apenas num som coeso e autêntico, mas também numa mentalidade coletiva intensa.»

«Acho que conseguimos despir tudo neste álbum», partilha Gina Gleason. «Estivemos unidos nisso. Por isso, mergulhámos e fizemos o nosso melhor. Isso foi muito bom. Foi uma experiência realmente incrível, capacitadora e criativa.»

As pré-encomendas do disco já estão disponíveis, aqui. O álbum apresenta uma capa original desenhada por John Baizley e está disponível em vários formatos incluindo um LP exclusivo para lojas independentes e dez edições limitadas de vinil personalizado temático de cada música do álbum e desenhado pelo próprio Baizley, além de CD, uma edição limitada deluxe em CD que inclui um disco bónus com faixas ao vivo gravadas na tour “Your Baroness” e uma edição limitada em cassete azul.

Já podes ouvir o primeiro single de avanço “Last Word” e ver o respectivo vídeo realizado por Nick Jost.