Quantcast
Bilha d’Aço promete noite pesada e memorável em Caneças na sua primeira edição

Bilha d’Aço promete noite pesada e memorável em Caneças na sua primeira edição

Redacção
Inês Barrau

A primeira edição do Bilha d’Aço decorre no dia 5 de Abril de 2025, na Sociedade Musical e Desportiva de Caneças.

Recuemos no tempo, até à primeira metade da década de 90, quando a descendência dos boomers portugueses criou uma forte cena underground em Odivelas, que alastrou até à Vila de Caneças. Era um período em que nomes como RAMP, Nameless, Sacred Sin, Slamo, entre outros, fizeram suar as paredes da Sociedade Musical e Desportiva de Caneças.

Avançando até aos dias de hoje, o Bilha D’Aço, o mais recente festival a surgir no panorama nacional, chega com força total para a sua primeira edição em Caneças. Precisamente na Sociedade Musical e Desportiva de Caneças, no dia 5 de Abril. O cartaz é liderado pelos sacrossantos Bizarra Locomotiva, contando ainda com Vaneno, Murro e In Chaos.

Os Bizarra dispensam apresentações. Ao longo de mais de três décadas de carreira, o coletivo transformou-se num fenómeno único, fundindo industrial e metal com uma abordagem teatral e crua, que capta a atenção de todos os que o veem em palco. Rui Sidónio, com a sua presença inquietante e magnética, conduz um espetáculo que transcende a música, enquanto Miguel Fonseca e restantes elementos da banda criam paisagens sonoras tão hipnóticas quanto esmagadoras. Hinos como “O Anjo Exilado”, “Ergástulo” e “A Procissão dos Édipos” tornaram-se já momentos catárticos nos seus concertos, transformando a audiência num coro de emoções.

Os Murro trarão ao Bilha d’Aço o seu mais recente disco “Dissertações de Um Cidadão Comum Desesperado, Prestes a Cometer Um Atentado”. Teve edição Raging Planet, no passado dia 11 de Novembro de 2024. À imagem do seu antecessor, “Misantropo” (2021), é mais um vibrante exercício punk hardcore. E se lhe juntarmos ainda os In Chaos, é fácil perceber que não se espera menos que uma surra de amplificação nesta primeira edição do Bilha d’Aço.

Os lisboetas Vaneno formaram-se em 2017 e nascendo da união de velhos e novos amigos que queriam tocar juntos, o som da banda combina fortes elementos de Sludge Metal com influências de Stoner, Doom e Death. “Necropotent” é o primeiro single de avanço para o aguardado álbum de estreia, intitulado “Chaos, Hostility, Murder”. O disco foi misturado e masterizado por Pedro Mau no SinWav Audio.

In Chaos vão apresentar o seu segundo álbum de estúdio, “Hope Wears Black“, lançado a 13 de setembro de 2024. Este álbum leva os ouvintes numa viagem através de temas como a vida, a morte e tudo o que há pelo meio. O próprio título é uma metáfora para a armadura que usamos ao enfrentar o mundo, com o preto a simbolizar força e resiliência em palco. Influenciados por gigantes do metal como Metallica, Megadeth e Dream Theater, os In Chaos apresentam um som que combina peso e melodia.

As portas abrem às 16h30 e os concertos começa às 17h00. Os bilhetes simples custam 20€, estando ainda disponível o pack Bilhete+T-Shirt (preta ou branca). Bilhetes disponíveis na Unkind.