Quantcast
Bombino, Bruno Pernadas, Omar Souleyman e Muito Mais Animam a Rock Your Street do Rock In Rio Lisboa 2022

Bombino, Bruno Pernadas, Omar Souleyman e Muito Mais Animam a Rock Your Street do Rock In Rio Lisboa 2022

Redacção

Rock in Rio apresenta Rock Your Street e anuncia mais nomes no cartaz, numa ode à pluralidade cultural.

A nova Rock Street apresenta um lineup carregado de ritmos do mundo, trazendo a palco nomes tão consagrados como Jupiter & Okwess, Bombino, Idiotape, Johnny Hooker, Paulo Flores & Prodígio (com um novo projeto – Esperança), Titica, Bruno Pernadas, Omar Souleyman, Arooj Aftab, Sara Correia, Magdalena Bay e Francisco, El Hombre.

“Rock Your Street” é um espaço que vai além-fronteiras – sejam elas geográficas, raciais, geracionais ou religiosas – e que convoca à celebração da pluralidade e da diversidade, trazendo a beleza das diferenças para a cenografia das suas casas, para o lineup do palco e para as performances de rua.

O desafio está lançado. Após várias viagens por continentes, etnias, ritmos e culturas diferentes, a nova Rock Street chega, esta edição, mais rica e plural e, tal como o manifesto que a traduz, pretende dar palco a um mundo feito de todos e para todos. Com um lineup carregado de grandes nomes da world music, performances de rua que trazem diferentes expressões culturais ao festival e uma nova e vibrante cenografia, a Rock Your Street apresenta-se, agora, como um espaço além-fronteiras, onde “pluralidade” é a palavra-chave. Aqui, não existem barreiras geográficas nem entre raça, religião, crenças ou visões políticas, género ou idade. É um espaço dedicado ao Mundo, às pessoas, à sua história, ao respeito e à empatia e que celebra a riqueza que existe nas diferenças.

Dando as boas-vindas a artistas oriundos de diferentes culturas e todos os cantos do mundo – incluindo Portugal, República do Níger, República Democrática do Congo, EUA, Angola, Turquia, Paquistão, Síria, México, Brasil e Coreia do Sul – a pluralidade do cartaz da Rock Your Street também se espelha nos estilos musicais, na idade e no género dos seus artistas, juntando vozes já consagradas com novas propostas musicais, descendentes dos mais variados backgrounds. Desde fado e eletrónica a techno e pop, de jazz a ritmos tradicionais africanos, muitas mais são as sonoridades que vão passar pela rua mais eclética da Cidade do Rock, num palco onde estão confirmados Jupiter & Okwess, Bombino, Paulo Flores & Prodígio, Bruno Pernadas, Omar Souleyman, Arooj Aftab, Idiotape, Johnny Hooker, Titica, Sara Correia, Magdalena Bay e Francisco, El Hombre. 

«O Rock in Rio é plural desde que foi criado, em 1985. Na nova Rock Street trazemos, tanto para a cenografia como para a proposta de entretenimento, a nossa filosofia de que o mundo faz muito mais sentido quando somamos tudo aquilo que somos. No Rock in Rio essa visão está materializada na nossa equipa, composta por várias nacionalidades e mais de 60% de mulheres, nas iniciativas sociais que temos vindo a implementar ao longo dos últimos 21 anos, nas pessoas que formamos e empregamos e, este ano, porque é preciso ir mais longe, estabelecemos como uma das metas da Organização para 2030 ser um festival 100% inclusivo e plural», afirma Roberta Medina, Vice-Presidente do Rock in Rio.

Nesse sentido, o festival assinou recentemente a Carta Portuguesa para a Diversidade, iniciativa da Comissão Europeia, promovida pela Associação Portuguesa para a Diversidade e Inclusão (APPDI), que visa encorajar empresas e empregadores a implementarem e desenvolverem políticas e práticas internas de promoção da diversidade, tendo também estabelecido uma parceria com a Associação Portuguesa para a Diversidade e Inclusão para trabalhar este tema dentro da organização e no evento. «Rock Your Street é a nossa forma de desafiarmos todos a levarem esta mesma visão para as suas ruas e os seus bairros, transformando em conjunto connosco. Podem já se preparar porque a energia e vibe desta rua é contagiante e promete não deixar ninguém indiferente», acrescenta Roberta Medina.

Com uma cenografia diferente de tudo o que este espaço já acolheu, as famosas “casinhas” da Rock Your Street chegam com um novo look, bastante colorido e vibrantes, ricas em detalhes, mensagens e simbologias que traduzem a mesma visão de pluralidade, prometendo continuar a fazer as delícias dos instagramers. Além disso, este espaço voltará a contar com propostas de animação de rua que, esta edição, levam à Cidade do Rock grupos e coletivos de diferentes culturas, numa programação diversa que a cada dia apresenta um novo ritmo e expressão cultural.

Começando pelo primeiro dia, 18 de Junho, Bambaram & Kimbum animam a Rock Your Street com uma performance construída em torno do som da Tina – uma grande cabaça tocada dentro de água. Esta atuação é uma bonita celebração à vida pelos grupos de Badju di Tina (Baile de Tina, género musical da Guiné-Bissau), que dançam e cantam ao som deste tambor. Já no segundo dia, 19 de Junho, é a vez do grupo de percussão afro-brasileira Baque do Tejo aquecer a temperatura ao som dos seus tambores, desfilando e cantando pela rua num verdadeiro cortejo de Maracatú. No segundo fim de semana chegam sonoridades da Índia com Vislumbres da India – Lajja Sambhavnath, a bailarina e coreógrafa que, no dia 25 de junho, levará à Rock Your Street um desfile bailado, com vários bailarinos, repleto de cor, trajes e músicas tradicionais. No último dia do festival é a vez de Kola San Jon representar o património cultural de Cabo Verde, levando à Rock Your Street um cortejo de música, canto e dança, que celebra festividades vividas nas ilhas de Santo Antão, São Vicente e São Nicolau.

Antes do primeiro concerto de cada dia, em todos os dias do festival, a Rock Your Street vai, também, receber o projeto School of Rock, mostrando que nem a idade é uma fronteira numa rua onde há espaço para todos os talentos.

Segundo Luís Viegas, Programador Cultural há mais de 20 anos e Curador da Rock Your Street, «um mundo melhor apenas é possível com a inclusão de todos, logo a programação deste espaço, seja em palco ou através das performances de rua, traz para o festival projetos que, por norma, acrescentam experiências e vivências que normalmente estão presentes em circuitos mais alternativos. Trabalhámos neste lineup com a premissa da diversidade e de mostrar que, na música, não existem limites geográficos, dando espaço a todos os estilos para todos os públicos. A música é linguagem universal e neste palco cabem todas as culturas, todos os estilos musicais, todas as idades e géneros, desde talentos tão consagrados como o de Paulo Flores, a propostas frescas e, ainda, menos conhecidas entre nós como a Arooj Aftab».

No primeiro dia do festival, 18 de Junho, o palco da Rock Your Street abre com uma proposta bem portuguesa, que combina a tradição e contemporaneidade do fado. A autêntica e genuína Sara Correia, fadista que nasceu e cresceu nas casas de fado de Lisboa, é a voz que irá ecoar na Cidade do Rock, prometendo emocionar a plateia com o seu poderoso tom e presença em palco. No mesmo dia, segue-se o espetáculo do nigerino Bombino, artista com um grupo de fãs já consolidado em Portugal, que atua no Rock in Rio pela primeira vez trazendo os ritmos tradicionais berberes, alinhados com a energia do rock and roll. Para encerrar o primeiro dia da Rock Street, os congoleses Jupiter & Okwess vão subir a palco para um espetáculo que recupera os ritmos e melodias do Congo, misturando-os com um groove urbano, energético e contagiante.

No segundo dia de festival, 19 de junho, o palco abre com uma proposta altamente dançante. A dupla americana Magdalena Bay traz um espetáculo que combina synth-pop e eletrónica, ao qual se sucede um concerto daquele que é conhecido como o “músico dos músicos”. Bruno Pernardas é personalidade incontornável no Jazz – e não só – e, neste dia, sobe pela primeira vez a palco no Rock in Rio para um espetáculo onde certamente não faltarão temas do seu Private Reasons, considerado um dos melhores álbuns de 2021. A terminar este dia, a Rock Your Street recebe uma estreia absoluta, que junta em palco dois grandes nomes de diferentes gerações da música, Paulo Flores e Prodígio. Neste dia, será a vez de os artistas apresentarem, pela primeira vez, ao vivo, o projeto Esperança.

No primeiro dia do segundo fim de semana do festival, o palco da Rock Your Street recebe influências do México e do Brasil com os Francisco, El Hombre, a irreverente banda latino-americana que canta em várias línguas, ao som de ritmos tropicais. A este nome juntam-se, no cartaz deste dia, a voz melódica da paquistanesa Arooj Aftab, cantora a viver atualmente em Brooklyn, que transforma as suas preocupações em serenas melodias ao som de instrumentos como harpa. É, também, a 25 de junho que a Cidade do Rock vai conhecer – para jamais esquecer – Omar Souleyman. O músico sírio ficou conhecido internacionalmente por misturar música tradicional do seu país e música eletrónica, subindo a palco no penúltimo dia do festival para um espetáculo altamente dançante e energético, que promete ficar gravado na memória.

Chegando ao último dia do Rock in Rio Lisboa, o palco da Rock Your Street arranca com a “Diva do Kuduro”, de seu nome Titica. A artista angolana é, já, considerada um dos grandes nomes da nova geração da música africana, além de ser um verdadeiro ícone LGBTQIA+, não apenas em África como em muitos continentes, por ter sido a primeira artista angolana a falar publicamente sobre a sua transexualidade. Neste mesmo dia, a Rock Your Street também estenderá a passadeira para receber um dos maiores talentos da nova geração de artistas brasileiros, Johnny Hooker, conhecido pelas suas performances subversivas e pelas mensagens que coloca em muitas das suas letras, sobre a luta pela igualdade e o desejo por um mundo mais inclusivo. E para encerrar com chave de ouro, num ritmo alucinante que vai deixar vontade de uma próxima edição, a Rock Street vai receber o trio sul-coreano Idiotape. O espetáculo promete muita dança, já que a sua base é a eletrónica, destacando-se também pela sua autenticidade e pela inovação que conferem às suas músicas e às atuações ao vivo.

Recorde-se que a 9.ª edição do Rock in Rio está marcada para os dias 18, 19, 25 e 26 de junho de 2022, no Parque da Bela Vista. Esta será, sem dúvida, uma edição especial, na qual as portas da Cidade do Rock voltam a abrir ao público após quatro anos, prometendo o tão desejado reencontro com a música, o entretenimento e a vida ao vivo.