Quantcast
Brian Eno Mostra Descontentamento Perante Hipótese de Criar NFT’s

Brian Eno Mostra Descontentamento Perante Hipótese de Criar NFT’s

Miguel Grazina Barros

«Agora, os artistas também já se podem tornar pequenos idiotas capitalistas», diz Brian Eno em entrevista.

Numa entrevista à Crypto Syllabus, Brian Eno criticou fortemente o conceito de criptomoedas e em particular os NFT’s. «Os NFTs parecem-me apenas uma forma de os artistas obterem um pouco de ação do capitalismo global, a nossa própria versão bonita de financeirização.»

Sendo um dos artistas mais influentes a trabalhar hoje em dia, Brian Eno afirma ter sido abordado várias vezes para fazer NFT’s. «Até agora, nada me convenceu de que há algo que valha a pena fazer nessa área.» Acrescentou ainda: «“Valer a pena” significa, para mim, que a criação de alguma coisa acrescenta valor ao mundo e não apenas a uma conta bancária. Se eu quisesse apenas fazer dinheiro teria escolhido uma carreira diferente, não teria escolhido ser artista

Os NFT’s são peças de arte únicas digitais e colecionáveis que não podem ser reproduzidas, podem apenas ser transferidas. Isto garante a autenticidade da peça ao seu dono. Segundo um artigo de David Joselit de Abril de 2021, os NFT’s correspondem aos Readymades de Marcel Duchamp em reverso, e Brian Eno foi a única pessoa a conseguir urinar num desses Readymades – seria de esperar o seu forte desagrado perante as peças de arte digitais.

Apesar da sua popularidade crescente, os NFT’s são responsáveis por despenderem muita energia e pela sua pegada ecológica negativa no que toca ao impacto das alterações climáticas.