Quantcast
Buba Espinho convida Bandidos do Cante para concerto em Lisboa

Buba Espinho convida Bandidos do Cante para concerto em Lisboa

Rodrigo Baptista

Depois do concerto de Setembro no Capitólio, Buba Espinho sobe agora ao palco do CCB acompanhado pelo grupo de cante alentejano Bandidos do Cante.

Buba Espinho vai subir ao palco do CCB no dia 26 de Janeiro para um concerto especial com os Bandidos do Cante.

Jovem cantor natural de Beja. Desde cedo que vive e sente a música de raiz intensamente, pela mão do pai, também músico, que lhe transmitiu a importante missão de a preservar.

A relação entre dois patrimónios culturais imateriais da humanidade, o Cante Alentejano e o Fado, sente-se quando o ouvimos e está bem presente neste seu álbum de estreia.

Se o Cante Alentejano surge de pequeno com Buba, o Fado aparece mais tarde, mas de forma natural, como a estética que percebeu que iria cruzar em perfeita harmonia as influências das suas raízes.

Apesar da sua jovem idade, Buba tem já uma longa história na música, primeiro no Cante, onde integrou diversos grupos, os Adiafa, A Moda Mãe, Os Bubedanas, Mestre Cante e Há Lobos Sem Ser na Serra. Um vasto caminho que chegado a 2016, e assumindo já o seu lugar como fadista, vence a Grande Noite do Fado no Coliseu dos Recreios em 2016, tornando-se numa das mais aguardadas promessas da nova geração fadista.

É aí que decide iniciar a solo uma carreira que está há muito escrita. Faz os seus primeiros concertos a solo, explora a composição e as suas primeiras canções são gravadas. Desde então tem sido convidado regular em espetáculos de grandes nomes da música portuguesa: Rui Veloso, Ana Moura, António Zambujo, Agir, Dama, Mariza, entre muitos outros.

De Beja partiu para Lisboa, com passagem pelas mais icónicas casas de Fado da cidade, do Faia à Casa de Linhares, do Clube de Fado à Adega Machado, e daqui para os principais palcos nacionais, com marcantes atuações no Centro Cultural de Belém, festival NOS Alive, no Coliseu de Lisboa, Coliseu do Porto, Casa da Música, Ovibeja, e muitos mais. Para além de Portugal, Buba, trilha ainda uma carreira que se prevê também de sucesso internacional, afirmando-se já no final do ano de 2022 numa digressão pela América Latina (Panamá, Colômbia – Bogotá – , Argentina – Buenos Aires), Uruguai (Montevideo) Brasil (São Paulo e Rio de Janeiro), atuou também a solo em vários países como Inglaterra, Timor, Marrocos, Canadá, Espanha, Áustria, Suíça, França .

2020 é o ano que traz o seu primeiro disco de estúdio, e a difícil harmonia entre a juventude e a tradição, entre o interior e o litoral, o legado de gerações da música de raiz portuguesa com a coragem e determinação de arriscar e inovar.

2022 levou Buba a atravessar o Atlântico e levar o Fado e o Canto até à América Latina, onde atuou em países como Uruguai, Panamá, Argentina, Brasil, etc.

2023 trará novo disco, novas colaborações, novas datas e muitas histórias por contar.

Os bilhetes para o concerto de Buba Espinho no CCB estão disponíveis nos locais habituais e custam entre 15€ e 30€.