Quantcast
NOS Alive 2019: Camané e Márcia no cartaz no EDP Fado Café

NOS Alive 2019: Camané e Márcia no cartaz no EDP Fado Café

Rodrigo Baptista

O EDP Fado Café vai voltar a ser o palco da música portuguesa no NOS Alive.

O EDP Fado Café, o palco do NOS Alive que se orgulha de receber os mais consagrados nomes do Fado, bem como outros artistas com fortes relações com este género musical único, confirma Camané no dia 11 e Márcia no dia 13.

Camané, um dos fadistas mais aclamados a nível nacional e internacional dispensa apresentações, sendo indiscutivelmente considerado um dos principais representantes da história do Fado e da música portuguesa. É impossível resistir ao sortilégio e à magia de “Sei de um rio”, de a “Complicadíssima teia”, “A Guerra das Rosas”, “Ela tinha Uma Amiga” ou “Senhora do Livramento”, entre muitas outras. São fados, canções profundas e intemporais que se ouvem com prazer e emoção vezes e vezes sem conta.

Depois de em 2015, “Infinito Presente” ser N.º 1 no TOP de vendas, Camané editou em 2018 “Camané canta Marceneiro”, constituído por fados de Alfredo Marceneiro (1891-1982). A elevação da grande referência do fado na voz de Camané, num registo intemporal, numa justa Homenagem a uma das suas maiores referências.

Em agosto de 2017, Camané foi distinguido com o Prémio Tenco, atribuído também aos italianos Vinicio Campossela e a Massimo Ranieri. Este galardão, atribuído desde 1974 pelo Clube Tenco, em homenagem ao cantautor italiano Luigi Tenco (1939-1967), já distinguiu nomes como Leo Ferré, Jacques Brel, Charles Trenet, Joni Mitchell, Leonard Cohen, Patti Smith, Tom Waits, Caetano Veloso, Chico Buarque, e aos portugueses Sérgio Godinho, José Mário Branco e Dulces Pontes, entre outros.

Márcia é seguramente um dos talentos maiores da composição em língua portuguesa. Os seus discos atestam isso mesmo. Início com o EP “A Pele que Há em Mim”, seguiu-se “Dá”, “Casulo”, “Quarto Crescente” e “Vai e Vem”, editado em 2018. Este último registo foi distinguido este ano pela Sociedade Portuguesa de Autores com o Prémio José da Ponte 2019.

O álbum, editado pela Warner Music Portugal, recebeu críticas muito positivas por parte da media especializada e tem tido apoio de um público cada vez mais fiel às canções de Márcia. Músicas como “Do Que Eu Sou Capaz”, “Tempo de Aventura” e “Tempestade” constituem temas de avança de um disco que conta com temas com airplay nas rádios e tvs nacionais.

Com um repertório riquíssimo que vem construindo ao longo dos últimos anos, Márcia junta as novas composições a recentes clássicos da canção escrita em português como “A Insatisfação”, “Cabra Cega”e “A Pele Que Há em Mim”.

​Depois das recentes apresentações no Brasil (São Paulo e Rio de Janeiro), Márcia apresenta-se no EDP Fado Cafe do NOS Alive com o registo voz e viola, exatamente a matéria prima com que constrói a sua brilhante carreira e que tem colaborado com composições para artistas como Ana Moura, António Zambujo e Sérgio Godinho, entre outros.

O NOS Alive está de regresso ao Passeio Marítimo de Algés nos dias 11, 12 e 13 de Julho de 2019. O passe geral está disponível por 149€ e os bilhetes diários por 65€. O Fã Pack Fnac também já se encontra à venda nas lojas FNAC e em fnac.pt pelos mesmos preços.