Câmara Municipal de Lisboa cede prédio ao Hot Clube de Portugal por um período de 50 anos
Hot Clube de Portugal consegue permanecer na sua “casa”, a Praça da Alegria, por pelo menos mais 50 anos.
O Hot Clube de Portugal, fundado em 1948, em Lisboa, é um dos mais antigos clubes de jazz da Europa e é com certeza aquele que se mantém a funcionar ininterruptamente há mais anos. Instalado na Praça da Alegria, desde a década de 1950, um incêndio, em 2009, obrigou à deslocação do clube para outro edifício no mesmo local, onde se manteve nos últimos anos. Em 2023, após uma vistoria da Proteção Civil municipal, a Câmara determinou “interdição e desocupação imediata” do prédio na Praça da Alegria, 47 a 49, obrigando ao encerramento do espaço.
Agora, de acordo com uma proposta apresentada, o município de Lisboa «pretende continuar a apoiar o Hot Clube de Portugal», tendo encontrado um espaço de caráter definitivo na Praça da Alegria, nos números 47 a 49, num espaço que será reabilitado e recuperado «em duas fases». O direito de superfície, por 50 anos, foi aprovado por unanimidade na reunião de câmara de 21 de fevereiro, e deverá ser submetido à aprovação da Assembleia Municipal.
O clube, estabelece o acordo e compromete-se a começar a primeira fase da obra ainda em 2024, e reiniciar a sua atividade no próximo ano.
«A visão deste executivo municipal é a de uma cidade com a cultura no centro. Uma cidade em que a Cultura é para todos, é descentralizada e está viva e renovada. O Hot Clube presta um serviço de excelência à cidade e contribui de forma ímpar para a sua dinamização cultural, projetando Lisboa como uma referência pulsante da Cultura e, neste caso particular, da música jazz», afirma o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas.