Quantcast
Carminho Lança EP “Carminho At Electrical Audio” em Vinil [STREAMING]

Carminho Lança EP “Carminho At Electrical Audio” em Vinil [STREAMING]

Comunicado de Imprensa
SIMÃO PERNAS

Carminho lançou em vinil o seu novo EP, “Carminho At Electrical Audio”, uma obra que transporta o Fado Tradicional até ao icónico estúdio de Steve Albini, em Chicago.

“Carminho At Electrical Audio” foi gravado nos estúdios de Steve Albini durante a terceira tour da fadista pelos Estados Unidos, no outono de 2023, e é agora lançado num vinil de 12 polegadas a 45 RPM, com gravação e produção inteiramente analógicas, oferecendo uma experiência sonora de altíssima qualidade.

O EP inclui quatro faixas, entre as quais o dueto com Caetano Veloso em “Os Argonautas”, um tema com a simbólica mensagem de busca e ousadia. As outras músicas são “Deixei a Minha Casa”, “Gota de Água”, e “Não Olhes Para Os Meus Olhos”.

Na compra deste vinil, os fãs recebem uma Fanzine exclusiva “Carminho At Electrical Audio 2024”, oferta válida apenas para compras online na Fnac.pt, entre 1 de novembro de 2024 e 31 de janeiro de 2025, sujeita a disponibilidade de stock.

Aquela sessão no dia 10 de outubro de 2023, para a qual Carminho tinha unicamente a expectativa de viver a experiência de trabalhar com Steve Albini e de gravar música pela primeira vez em fita, acabou por acrescentar um novo capítulo à sua carreira. O dia foi passado a trabalhar com os seus músicos – usando instrumentos como o mellotron, o lap steel e a guitarra elétrica (que a fadista tinha acrescentado aos instrumentos tradicionais portugueses no seu álbum anterior, “Portuguesa) e com Steve. E nesse dia acabaram por gravar as 4 músicas que compõem este EPe que pode ser adquirido, aqui.

Tudo começou com um dia de folga premeditado, durante a terceira tour da artista pelos EUA, no outono de 2023, e uma sessão de gravação no estúdio do produtor norte-americano. Carminho conhecia o trabalho de Albini (que faleceu subitamente na primavera de 2024), como produtor de álbuns de artistas como The Pixies, PJ Harvey e Nirvana.

“Quem trabalhou com Steve Albini sabe da sua humilde autenticidade e dedicação à perfeição do som cru, e ele fez com que as gravações soassem como se estivéssemos a atuar numa casa de Fado em Lisboa. O nosso processo criativo neste EP foi uma verdadeira colaboração. A influência genial de Albini é inegável. Embora a indústria musical tenha perdido um talento incrível, de certa forma, ele vive nas nossas canções”, diz Carminho.