Quantcast
Casas pré-fabricadas escandinavas: Como construí-las?

Casas pré-fabricadas escandinavas: Como construí-las?

Redacção

Se gosta de estar na natureza, provavelmente já pensou em comprar uma casa de madeira. Afinal, o que poderia ser melhor do que ter o seu próprio espaço privado, com todas as oportunidades para relaxar, rodeado pela natureza? A verdade é que, mesmo tendo em mente estes benefícios, a construção de casas pré-fabricadas de madeira requer financiamento e muita determinação. Afinal de contas, as casas pré- fabricadas de madeira escandinavas não são construídas todos os dias, por isso já que se irá investir um montante considerável, espera-se que o resultado seja fantástico.

Para facilitar a conceção de uma tal casa de férias, decidimos partilhar algumas dicas práticas, que o vão ajudar a avaliar os aspetos mais importantes para a construção de uma casa de madeira. Vamos tornar o seu sonho realidade!

Casa de verão grande – Uma casa de verão de sonho?

Especialistas na construção de casas pré fabricadas de madeira realçam que o tamanho de uma casa de madeira é, provavelmente, o tema mais controverso quando se pensa numa casa de sonho. No entanto, com base na experiência da equipa http://www.maestrocasas.pt, o foco deve ser a sua finalidade e a necessidade de cada divisão.

Para quem tem medo de ficar sem espaço, os especialistas recomendam que se elimine todos os corredores e divisões pequenas. Estes espaços impedem a entrada de luz e também reduzem a sensação de espaço. De acordo com os fabricantes de casas pré-fabricadas de madeira, a dificuldade na conceção de casa de madeira com toros escandinavos é a falta de criatividade ainda existente e a visão de que as casas de madeira de toros devem ser caixas primitivas e quadradas.

No entanto, pequenas casas pré-fabricadas de madeira, como qualquer outro tipo de casa, podem ser planeadas e concebidas de acordo com as necessidades individuais dos clientes. Por essa razão, não se deve evitar espaços maiores, comuns ou soluções arquitetónicas mais interessantes – cada uma destas ideias será um grande contributo para a realização do seu projeto único de casa de madeira com toros.

Se estiver preocupado com o facto deste tipo de projeto possa acarretar pouca privacidade, a longo prazo, poderá utilizar ecrãs ou plantas maiores para separar espaços como o quarto de dormir. Uma casa pré-fabricadas de madeira concebida como um sótão também pode ter janelas panorâmicas grandes e um terraço espaçoso, onde poderá desfrutar de dias ensolarados de verão. O terraço também irá aumentar a sensação de espaço.

A segunda razão pela qual um projeto individual de casa de pré-fabricadas de madeira não é a escolha mais comum – é o seu preço. Segundo os especialistas, a ideia comum, de que um projeto individual para casas pre fabricadas de madeira escandinavas custará mais – está errada. Quando se cria um projeto individual, as necessidades individuais dos clientes são o foco principal, portanto, apenas as premissas mais importantes são planeadas. Assim o cliente só paga pelo espaço que realmente necessita.

O caso oposto diz respeito a projetos pré-preparados em que os clientes têm de pagar por tudo, independentemente da sua necessidade. Por isso, ao decidir entre projetar a sua própria casa ou escolher um projeto pronto, o preço das casas pré-fabricadas de madeira não deve ser o fator mais importante.

O que considerar quando estiver a planear uma casa pré-fabricadas escandinava?

Independentemente do tipo de casa de férias que escolher, é importante ter em mente alguns aspetos importantes quando está a planear ou a escolher um projeto.

Em primeiro lugar, recomenda-se que planeie espaços para guardar coisas menos usadas. Afinal, não há nada pior do que transformar a sua casa de verão em armazém, ficando assim, com falta de espaço para amigos e familiares. Neste caso, uma boa ideia poderia ser aproveitar os espaços mortos e montar pequenas arrecadações. Um exemplo seria o espaço deixado sob as escadas ou o canto livre no guarda-roupa. Um espaço de armazenamento adicional também poderia ser uma grande solução, caso tenha itens maiores ou que use com pouca frequência.

Em segundo lugar, antes de decidir quantas divisões precisa na sua casa de madeira de estilo escandinavo, avalie cuidadosamente o propósito de cada uma delas. Por exemplo, se estiver a pensar em trabalhar à distância, considere um espaço separado para tal. Pode também adaptar um espaço para receber hóspedes ou para fazer exercício em casa. Graças a uma sala multifuncional, as áreas de estar principais não precisarão de ser mobiladas com secretárias adicionais, pistas de jogging, ou sofás-cama.

O terceiro aspeto importante de design – a iluminação. Os especialistas da www.maestrocasas.pt recomendam o planeamento de vários tipos de iluminação, juntamente com uma boa disposição das janelas. Há tipos de iluminação adicional que são normalmente utilizados: iluminação de tarefas (candeeiros de chão, candeeiros de secretária, etc.) e iluminação de pontos (candeeiros de parede e candeeiros de teto). A combinação dos vários tipos irá criar um efeito que torna o espaço visualmente maior e dá ao interior um estilo distinto.

O último aspeto importante para que a casa de madeira possa parecer o maior possível são as cores escolhidas para o seu interior. As cores determinam o aspeto das casas de verão e também têm um grande impacto na sensação de espaço e iluminação dos quartos (as cores claras oferecem mais luz do que as escuras). As cores claras também determinarão a sensação de um espaço maior, pelo que um interior brilhante será uma solução insubstituível sempre que há casas com poucas janelas.

Também é importante ter atenção às cores do mobiliário utilizado no interior. A tradição de levar todo o mobiliário usado para a casa de férias ainda está viva, no entanto, está longe de ser uma boa ideia. Acaba por arruinar o interior em vez de trazer alguma modernidade. Se os quartos da casa de madeira forem pequenos, recomenda-se a escolha de cores claras tanto para as paredes como para o mobiliário. Só assim conseguirá fazer com que o interior fique mais leve e com uma sensação de espaço.

Terraço – para aumentar o espaço e modernidade

Como mencionado antes, uma das soluções que economiza mais espaço numa casa de madeira de estilo escandinavo é a instalação de um terraço espaçoso. Com um terraço consegue ter a casa de madeira ainda mais perto da natureza e também aumenta significativamente o espaço da casa de verão. Embora a sua construção represente um custo extra, considerando todas as vantagens, torna-se difícil de resistir. Será uma excelente opção para a celebração de várias ocasiões, para relaxar e também para criar uma arquitetura mais moderna. Mesmo que decida escolher uma casa de madeira completamente primitiva, em forma de caixa, o terraço irá mudar significativamente o exterior.

Ainda que um simples projeto de terraço desempenhe todas as suas funções, os especialistas alertam que este pode ter formas variadas: triangular, quadrado, retangular, pentagonal, hexagonal, octogonal, redondo, oval ou semicircular. O terraço junto à casa de madeira também pode ser de diferentes tipos: semiaberto, adequado para se resguardar do sol, ou com um telhado que também protege da chuva. Se utilizar vidro ou lajes para uma ou várias paredes, poderá usar o seu terraço para aproveitar o seu tempo livre em dias ventosos. Também é possível cobri-lo com um telhado, que o protegerá de sol, chuva e de ventos mais intensos.

Casas pré-fabricadas e o seu interior

É difícil negar que para se terem casas pré-fabricadas de madeira de sonho é também preciso um interior perfeito. Ainda que as formas únicas da madeira permitam soluções arquitetónicas exclusivas, a textura da madeira confere ao espaço uma naturalidade especial e vale a pena combinar essas propriedades com soluções de interiores bem pensadas. Os especialistas sublinham que é importante ter em consideração que a escolha da madeira para a construção da sua casa de verão não obriga a escolher um estilo específico para o interior. Por isso, não deve ignorar a sua criatividade ao criar um interior exclusivo e moderno para a casa de verão.

Os erros mais comuns no interior de casas pré-fabricadas de madeira

A verdade é que as casas pré-fabricadas de madeira escandinavas ainda são, muitas vezes, mobiladas num estilo rústico primitivo. Por vezes até se tornam semelhantes a uma sauna ou a um edifício auxiliar de uma casa de jardim. Com algumas regras essenciais, conseguirá manter a modernidade e a singularidade do seu interior.

Ao instalar uma casa de férias, é aconselhável evitar o teto natural de madeira, que é o mais frequente para criar um interior de estilo rústico. Os tetos que são revestidos com pequenas tábuas de madeira também devem ser evitados. Se procura uma decoração de interior próxima da natureza, considere soluções mais únicas, como, uma cor diferente do teto de madeira. Se preferir um interior para a casa de madeira com um estilo mais moderno, sugerimos que evite combinar paredes, pavimentos e tetos de madeira natural.

Mesmo que o quarto seja mobilado com o mobiliário mais moderno e as cores das paredes sejam alteradas, será bastante difícil criar um estilo moderno de casa de verão. A madeira é uma verdadeira decoração, desde que não seja usado em excesso.

O segundo aspeto importante a considerar para decorar o interior de casas pré-fabricadas de madeira com estilo escandinavo é que qualquer madeira usada não deve ser demasiado curvada ou ondulada. De acordo com os especialistas de www.maestrocasas.pt, também não deve usar a madeira em elementos soltos de decoração.

Na verdade, o interior de uma casa de madeira é, normalmente, modernizado com o recurso a madeira lisa e sólida, adaptada ao mobiliário. O interior da casa de verão de madeira também parece mais moderno se optar por usar mais detalhes com madeira escura – paredes, tetos ou pavimentos escuros. No entanto, neste caso, o espaço da própria casa de verão é significativamente reduzido, do ponto de vista visual.

Por último, mas não menos importante, quando se trata do interior das casas de madeira do estilo escandinavo deve evitar cores demasiado brilhantes, padrões variados, ou mobiliário dourado. Embora se assuma com frequência que as casas de verão alcançam um estilo exclusivo com a ajuda de vários padrões, na maioria das vezes esta decisão torna o interior insípido.