Chameleon Collective apresentam “The LA Sound is Back – 1979” com o single “Snowball”

Chameleon Collective apresentam “The LA Sound is Back – 1979” com o single “Snowball”

Redacção

Os Chameleon Collective, grupo anglo-português, composto pelos veteranos Jonathan Miller, Jed Allen e Maria Leon, revelaram “Snowball”, o single de apresentação do álbum “The LA Sound is Back – 1979”, o primeiro disco do trio enquanto banda, com data de lançamento agendada para 25 de Setembro.

O álbum será publicado no formato digital e físico, com edição em CD e vinil, com o selo da Sony Music. O longa-duração “The LA Sound is Back – 1979” nasce da forte ligação entre o músico, produtor e compositor inglês, Jonathan Miller, com Portugal, graças a trabalhos que realizou no passado com artistas como Repórter Estrábico, Vítor Rua – “Telectu”, Madredeus, Resistência, Delfins – “Ser Maior” e Rui Da Silva – “Touch Me”). Anos mais tarde Miller desafia a cantora Maria Leon (Ravel/2 CD a solo Caminhando até ti e Coisas Simples/Ar de Rock) na escrita dos temas e a dar voz às 10 faixas que compõem o disco e convida o seu amigo compositor e teclista Jed Allen (Abbey Road, Air Studios, Led Zeppelin, Steve Winwood, Peter Gabriel, Massive Attack), para fechar o trio que posteriormente se viria a chamar Chameleon Collective.

Este trabalho, que será editado em Portugal pela Sony Music, combina as diferentes influências do rock e pop português com a melhor produção musical londrina, por músicos que partilharam palco e estúdio com nomes como Van Morrison, Bob Dylan e Steve Hackett, Roger Daltrey, Burt Bacharach e Ray Charles, entre outros. O resultado é uma homenagem impressionante à música da costa oeste dos anos 70, com as influências de Steely Dan, Fleetwood Mac e Sergio Mendes. Foi escrito e gravado ao longo de três anos entre Londres e Lisboa, misturado por Andy Bradfield (Bebel Gilberto, Elbow, Everything But the Girl) e masterizado por David Roman em Nova Iorque.

Jonathan Miller explica que o tema Snowball foi escrito no final dos anos 90 e foi a primeira colaboração a nível de composição entre o próprio e a cantora Maria Leon. «A música nasceu no estúdio de gravação 1 Só Céu em Cascais, numa noite já tardia de intenso trabalho . Ao longo dos anos sentíamos a existência de músicas adormecidas e guardadas no fundo de cada um de nós, pedindo-nos para descobrir a luz do dia. A fusão da Bossa Nova com a guitarra quente de Pedro Vidal e as vibrações incríveis do piano de Jed Allen, membro integrante dos Chameleon Collective, são uma homenagem às maravilhosas criações de Sérgio Mendes e Herb Albert, ao mesmo tempo que são uma reveladora história romântica de amor desvanecido, mas com um dos melhores solos de trompete jamais ouvidos.»

Carrega no play para ouvir e ver o respectivo vídeo “Snowball”.