Quantcast
Como a música ajuda os jogadores de poker

Como a música ajuda os jogadores de poker

Redacção

A música é uma ferramenta extremamente poderosa quanto se trata de influência na vida e atividades das pessoas. Seja nas ações mais quotidianas, como fazer exercício ou trabalhar, e até em situações mais importantes da vida, como aniversários, nascimentos e casamentos. A música inclusive ajuda-nos a manter a memória de certos momentos, e até o cinema utiliza este recurso para nos emocionar e cativar.

Grandes clássicos marcaram o público com as suas músicas impactantes, como os filmes Psico, Tubarão ou a música do vilão Darth Vader, em Guerra nas Estrelas. São canções muito marcantes, quase unanimidade de público, no entanto, quando se fala de gosto musical, o assunto é bastante pessoal. Cada pessoa tem seus próprios critérios e seleções, portanto é muito difícil dizer que uma música ou género é bom ou mau.

Certas canções ficam acima deste critério, pois agradam a públicos muito diversos, envolvem as pessoas de tal forma que não há barreiras de género musical. São geralmente canções que marcam situações muito específicas, como por exemplo músicas dos artistas Mariah Carey e Michael Bublé, que sempre estão associados ao período do natal. Ou “We Are The Champions”, dos Queen, que também é muito utilizada em eventos desportivos.

A música e o comportamento humano
O impacto da música no corpo humano também é impressionante. Tanto que chamou a atenção de diversos investigadores. Diversos estudiosos dedicam-se a observar e analisar o processo de influência da música no comportamento das pessoas. Isso envolve como a música, melodia e ritmo afetam reações, sensações, memórias e relacionamentos.

Depois de alguns estudos e pesquisas no assunto, especialistas concluíram que a música tem um grande efeito em áreas específicas do cérebro. O campo cerebral que concentra as sensações e reações responde à música de forma impressionante. Concluiu-se também que certos géneros afetam o ser humano de maneira diferente. Ritmos mais lentos e regulares, por exemplo, ajudam a relaxar o indivíduo.

O poker e a música
Uma outra área bastante influenciada e ligada à música é o desporto. É conhecimento do público que diversos atletas utilizam a música para ajudar na concentração, até mesmo antes de grandes competições ou jogos. É bastante comum ver jogadores de futebol, por exemplo, a chegar aos estádios com fones de ouvido, ao som de músicas específicas que os ajudam a manterem-se motivados e concentrados. E um dos desportos que também utiliza muito este recurso é o poker.

Isso porque o poker também é considerado um desporto, e não mais um jogo de azar. Esse reconhecimento foi feito no ano de 2010, pela Associação Internacional da Mente (IMSA), que declarou que, a partir daquela data, o poker estava na mesma categoria que jogos como xadrez e bridge, que são chamados de desportos da mente. Essa alteração de status foi muito importante para a comunidade do poker, que teve muito mais aceitação e reconhecimento.

E por ser um desporto que exige concentração e foco, a música é uma excelente ferramenta para os jogadores, tanto na mesa de casino, quanto no poker online. A grande diferença para o poker tradicional é que ao jogar poker em 888, por exemplo, o jogador tem flexibilidade. Poder jogar a partir de qualquer lugar, a qualquer hora, sem se preocupar com a duração do jogo é uma delas.

Assim tal como os jogadores de futebol a chegar ao campo, é muito comum ver jogadores de poker a utilizar fones de ouvido durante torneios e competições. Sejam elas online ou presenciais, o uso de fones, com músicas específicas, ajuda muito os jogadores a se manterem focados, concentrados e ligados ao jogo.

Para este tipo de jogo, que exige muita concentração, músicas mais lentas seriam ideais. Géneros como música clássica, ou ritmos menos acelerados. Esse tipo de música ajuda o indivíduo a relaxar e se sentir mais concentrado. No entanto, alguns outros ritmos são muito utilizados para manter uma certa energia e ritmo de jogo, além de concentrar. São geralmente músicas de rock, no estilo mais clássico.

Para aqueles que procuram apenas diversão, sem o nível de competição e concentração que um torneio de poker exige, as opções são mais variadas e versáteis. Diversas músicas podem entrar na playlist de quem vai apenas receber os amigos para uma noite de jogos. Músicas mais conhecidas e populares, clássicos marcantes e canções do momento são sempre uma boa opção.
Apesar de todas essas considerações, ainda não se pode dizer qual a música ideal para cada tipo de situação. A única coisa que podemos concluir é que a música ainda se mantém em um campo muito abstrato, por afetar as pessoas de maneira diferente. A mesma canção pode ter um efeito completamente oposto em duas pessoas. Isso porque temos que considerar fatores de referências pessoais, gostos e escolhas.