Quantcast
“Conta-me Uma Canção” está de regresso ao palco do Teatro Maria Matos

“Conta-me Uma Canção” está de regresso ao palco do Teatro Maria Matos

Comunicado de Imprensa

O “Conta-me Uma Canção” está de regresso ao palco do Teatro Maria Matos para três apresentações únicas!

Nascido inicialmente em formato audiovisual, o conceito “Conta-me Uma Canção” terá em Janeiro e Fevereiro de 2024 a sua terceira edição “ao vivo”, depois das bem sucedidas edições de 2023 e 2024. No ambiente único proporcionado por uma das mais iconográficas salas lisboetas, foi lançado o desafio a seis artistas nacionais para exporem a sua visão sobre aquele que se poderá considerar o bem mais valioso da música popular, a Canção. Três encontros com duplas formadas por nomes incontornáveis da música nacional, seja como autores ou intérpretes.

Serão noites em que, a par das histórias das canções escolhidas, das versões cruzadas, e de uma conversa necessariamente íntima entre dois criadores, cada parelha partilhará ainda com a audiência uma versão de uma canção que não da sua autoria, “uma daquelas” que gostariam de ter composto.

Em 2013, Márcia gravou “Às vezes o amor” de Sérgio Godinho para o projecto “Voz & Guitarra 2”; em 2018 Sérgio “roubou” a Márcia “Delicado” para o seu álbum “Nação Valente”; até à data, colaborações episódicas em palco e agora a partilha de igual para igual.

Uma abordagem contemporânea à música tradicional e o arrojo nas soluções musicais encontradas ligam-nas mesmo que com décadas de diferença; de Amélia Muge, ainda, as canções na voz de outros; de Ana Lua Caiano, o percurso vertiginoso nos últimos anos.

Amizade antiga com algumas colaborações em palco, tem em “Lenço Enxuto”, canção de Samuel Úria partilhada com Manel Cruz no álbum de 2013 “O Grande Medo do Pequeno mundo”, o seu expoente máximo. No “Conta-me Uma Canção”, o espaço e o tempo para uma conversa partilhada, também com o público, sobre a escrita e composição.

Nesta terceira edição ao vivo, o convite foi repetido a Sérgio Godinho e a Samuel Úria, presentes desde a debutância deste conceito, e ainda a Márcia, uma das figuras da edição de 2024. O confronto geracional, a diferença de géneros musicais ou de identidade, foram factores determinantes nos convites efectuados desde a estreia deste projecto, mantendo-se na edição de 2025.

Os bilhetes estão disponíveis na bilheteira do teatro, na Ticketline e nos locais habituais com o valor de 22,5€ por sessão. Será possível adquirir um passe para todas as sessões com desconto de 20%.

PROGRAMAÇÃO
29 Janeiro – Márcia + Sérgio Godinho
5 Fevereiro – Amélia Muge + Ana Lua Caiano
12 Fevereiro – Manel Cruz + Samuel Úria


arda