Quantcast
“The Garden of Earthly Delights” é o mais recente projecto do contrabaixista André Carvalho

“The Garden of Earthly Delights” é o mais recente projecto do contrabaixista André Carvalho

Luis Valente
Clara Pereira

O contrabaixista e compositor André Carvalho, apresenta o seu terceiro álbum, “The Garden of Earthly Delights”, com lançamento a 17 de Maio. “The Forlorn Mill” é o primeiro adiantamento.

“The Garden of Earthly Delights” conta com a participação de músicos de renome de diferentes nacionalidades, entre eles, um dos mais influentes músicos no panorama Nova Iorquino, Jeremy Powell, o jovem saxofonista israelista Eitan Gofman, o trompetista sueco Oskar Stenmark, o guitarrista português André Matos e o baterista chileno Rodrigo Recabarren.

Com “The Garden of Earthly Delights”, o contrabaixista e compositor apresenta um brilhante universo sonoro, inspirado na enigmática obra de Hieronymus Bosch, nomeadamente um dos seus mais famosos quadros – The Garden of Earthly Delights (1490-1510, Museu do Prado, Madrid). Carvalho escreveu uma suite musical em vários andamentos que serve de convite para uma viagem. Com momentos de tensão e de calma, entre a suavidade e a brutalidade, simplicidade e complexidade, harmonia e conflito, a música flui entre paisagens inspiradas no célebre tríptico.

Relativamente à génese desta obra, Carvalho disse: «Sempre quis escrever uma obra de dimensão maior, com vários movimentos ou andamentos, de alguma forma interligado entre si. Paralelamente, e por mero acaso, ao revisitar a obra de Bosch senti-me motivado para exprimir a singularidade do universo deste quadro através da minha música. A Suite deambula entre dicotomias antagónicas como a música totalmente improvisada vs. música composta, consonância vs. dissonância, com uma forte influência em Jazz, música contemporânea e música improvisada. Esta é uma obra com um carácter exploratório e que segue uma direcção diferente do trabalho de Carvalho até então, mostrando a sua evolução criativa, imaginação e virtuosismo tanto com a sua escrita como com a sua performance no contrabaixo.»

“The Garden of Earthly Delights” foi gravado em Abril de 2018 no The Bunker Studio em Brooklyn, Nova Iorque e foi misturado pelo incrível pianista, engenheiro e produtor Pete Rende, e masterizado pelo multi-instrumentista Nate Wood.

Em Portugal, o músico actua a 23 e 24 de Agosto no Quebra-Jazz em Coimbra, no dia 5 de Setembro na Reitoria da Universidade do Minho e a 6 de Setembro no Museu Nacional de Arte Antiga.